Jogo do césio: utilizando jogos didáticos para o ensino de cálculos estequiométricos
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v2i1.917Resumen
Os jogos são meios acessíveis para poder tornar uma aula tradicional em uma aula diferenciada, divertida e prazerosa. Esses podem proporcionar uma autoanálise da mediação do conteúdo, por parte do professor, e uma autoanálise da aprendizagem, por parte dos alunos. Buscando uma metodologia diferenciada para mediar os conceitos de cálculos estequiométricos, desenvolveu-se um jogo lúdico educacional nas versões física e digital, denominado Jogo do Césio. Para comprovar sua eficácia e observar a preferência por jogos tradicionais ou digitais, o jogo foi testado e avaliado por alunos de Ensino Médio e também por futuros professores, alunos do curso de Licenciatura em Química. O jogo foi bem avaliado pelos alunos e também pelos futuros professores, mostrando-se uma boa alternativa para ser trabalhado em sala de aula.Citas
CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Química Nova na Escola, v. 32, n. 2, p. 92-98, 2012.
FIALHO, N. N. Jogos no Ensino de Química e Biologia. Curitiba: Intersaberes, 2013.
FILHO, E. B.; FIORUCCI, A. R.; BENEDETTI, L. P. S.; CRAVEIRO, J. A. Palavras Cruzadas como Recurso Didático no Ensino de Teoria Atômica. Química Nova na Escola, v. 31, n. 2, p. 88-95, 2009.
GODOI, T. A. F.; OLIVEIRA, H. P. M.; COGOGNOTO, L. Tabela periódica - um super trunfo para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Química Nova na Escola, v. 32, n. 1, p. 22-25, 2010.
LIMA, E. C.; MARIANO, D. G.; PAVAN, F. M.; Lima, A. A.; ARÇARI, D. P. Uso de Jogos Lúdicos Como Auxilio Para o Ensino de Química. Projeto Revista, v. 1, n. 1, p.1-15, 2011.
SANTOS, A. P. B.; MICHEL, R. C. Vamos Jogar uma SueQuímica?. Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, p. 179-183, 2009.
SATURNINO, J. C. S. F.; LUDUVICO, I.; SANTOS, L. J. Pôquer dos elementos dos blocos s e p. Química Nova na Escola, v. 35, n. 1, p. 1-8, 2013.
SOARES, M. H. F. B. O lúdico em química: Jogos e atividades aplicados ao ensino de química. 2004. 219 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Programa de Pós Graduação em Química, Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2004.
SOARES, M. H. F. B. Jogos e atividades lúdicas para o ensino de química. Goiânia: Kelps, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).