Em busca da pedagogia lúdica: como brincam os professores que brincam em suas práticas pedagógicas?

Autores/as

  • Tânia Ramos Fortuna Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v3i1.1880

Resumen

O texto apresenta resultados de pesquisa sobre as práticas pedagógicas centradas na brincadeira, analisando excertos das narrativas de professores que se assumem,
declaradamente, professores que brincam, e são identificados como tal por seus
colegas e alunos. Em diálogo com diversas leituras do campo lúdico e com o reexame das próprias posições da autora sobre as relações entre jogo e educação, tais narrativas esclarecem o sentido de uma pedagogia lúdica. A intenção mais ampla do trabalho é contribuir para qualificar as ações de formação na perspectiva lúdica, acreditando que, assim, também se qualifica a escola, e, por conseguinte, pode-se melhorar a vida das pessoas, concorrendo para realizar uma autêntica transformação social por meio da promoção da inclusão escolar e da emancipação social.

Biografía del autor/a

Tânia Ramos Fortuna, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação. Professora de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora Geral do Programa de
Extensão Universitária “Quem quer brincar?”

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Publicado

2019-10-14

Cómo citar

Fortuna, T. R. (2019). Em busca da pedagogia lúdica: como brincam os professores que brincam em suas práticas pedagógicas?. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 3(1). https://doi.org/10.30691/relus.v3i1.1880