Jogo cooperativo como uma proposta lúdica no ensino de ciências ambientais - por uma ética do cuidado
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v3i2.1893Resumen
Diante do impacto da crise contemporânea que deteriora o planeta, as relações e as subjetividades, Guatarri propõe a Ecosofia. O planeta precisa ser cuidado, assim como os seres humanos precisam cuidar bem de si e uns dos outros. Zelo é um jogo que integra cuidado e sustentabilidade no propósito de contribuir para a mudança de hábitos dos discentes do Ensino Fundamental I por uma Educação Ética/ Ecológica. Este trabalho tem por objetivo descrever a primeira fase de aplicação do jogo Zelo cuja base é a Ecosofia e a Pedagogia da Cooperação. Zelo é composto de um tabuleiro, fantasias de zelo, o boneco do Zelo, um placar, um baú, o manual do jogo e os diários de zelo. O objetivo do jogo é resgatar o Zelo da caverna do esquecimento devolvendo suas cores, através da prática diária dos hábitos propostos. O instrumento utilizado foi o diário de bordo. Através do lúdico as crianças estão assimilando as lições, refletindo sobre seus hábitos e o personagem vem sendo a personificação dos valores trabalhados.
Citas
ALBERNAZ, R.; AYRES, I. Articulações entre cuidado de si e ecosofia: problematizando a formação de professores. Revista INTERthesis, v.15, n.1, p. 18-35, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/interthesis/article/view/1807-1384.2018v15n1p17>. Acesso em: 03 agosto 2019.
AMARAL, L. et al. Grupo como dispositivo: a microintervenção ecosófica nos processos de formação em Educação ambiental. Revista Educação e Pesquisa, v.44, p.2-18, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S151797022018000100438&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 13/07/2019
BOFF, L. O cuidado necessário: na vida, na saúde, na educação, na ecologia, na ética e na espiritualidade. [2.ed.] Petrópolis, RJ: Vozes, p.296, 2013.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro091.pdf. Acesso em: 15/10/2019.
BROTTO, F. Jogos Cooperativos: O jogo e o esporte como um exercício de Convivência. Santos, SP: Editora Renovada, 2001.
CORRÊA, M. Educação Ambiental: uma possível alternativa para a construção da Cidadania. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3634. Acesso em: 01 agosto de 2019.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a educação para o século XXI. 8 ed. São Paulo, SP: Editora Cortez; Brasília, DF: MEC, UNESCO, 2003. Disponível em: http://dhnet.org.br/dados/relatorios/a_pdf/r_unesco_educ_tesouro_descobrir.pdf.
Acesso em: 01 agosto de 2019.
ECKERT-HOFF, B. Escrita de si e identidade: o sujeito – professor em formação. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008.
FLORES, C.; CUNHA, M. Jogo e lista de Exercícios: Um estudo com duas turmas de Ensino Médio.
Revista Eletrônica Ludus Scientiae (RELuS), v. 1, n. 2, p. 66-77, ago./dez., 2017
ORLICK, Terry. Vencendo a Competição. São Paulo: Círculo do livro, 1978.
PARTICHELLI, J. Diários de Bordo do Pibid: sujeito e formação de professores. Chapecó, 2017, p.110.
PIEROTTI, J. Organização do Caderno de Jogos Cooperativos. Enviado por e-mail.Sem mais informações. 171 p.
SANTOS, D.; SÁ, R. A existência como "cuidado": elaborações fenomenológicas sobre a psicoterapia na contemporaneidade. Revista da Abordagem Gestáltica, v.19, n.1, pp. 53-59, 2013. Acesso em: 17/03/2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S180968672013000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
WITZLER, M.; PALMIERI, A. Jogos cooperativos e a promoção da cooperação na educação infantil. Psicol.Esc.Educ., v.19, n.2, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).