Jogo cooperativo como uma proposta lúdica no ensino de ciências ambientais - por uma ética do cuidado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v3i2.1893

Resumo

Diante do impacto da crise contemporânea que deteriora o planeta, as relações e as subjetividades, Guatarri propõe a Ecosofia. O planeta precisa ser cuidado, assim como os seres humanos precisam cuidar bem de si e uns dos outros. Zelo é um jogo que integra cuidado e sustentabilidade no propósito de contribuir para a mudança de hábitos dos discentes do Ensino Fundamental I por uma Educação Ética/ Ecológica. Este trabalho tem por objetivo descrever a primeira fase de aplicação do jogo Zelo cuja base é a Ecosofia e a Pedagogia da Cooperação. Zelo é composto de um tabuleiro, fantasias de zelo, o boneco do Zelo, um placar, um baú, o manual do jogo e os diários de zelo. O objetivo do jogo é resgatar o Zelo da caverna do esquecimento devolvendo suas cores, através da prática diária dos hábitos propostos. O instrumento utilizado foi o diário de bordo. Através do lúdico as crianças estão assimilando as lições, refletindo sobre seus hábitos e o personagem vem sendo a personificação dos valores trabalhados.

Biografia do Autor

Carla Moreira Graça Mello, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA.

Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Formada em Engenharia Química pela UFRJ, Dooutora em Ciências pela USP. Professora do Mestrado em Ensino de Ciências do UniFOA. Atua na área de Ensino de Ciências e Educação Ambiental.

Adilson Pereira, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Doutorado em filosofia - área de Ética - UGF/RJ, Mestrado em filosofia, área de Ética, Especialista em História da Filosofia UGF/RJ, Licenciatura em Filosofia - UNIFAI /SP. MBA em RH e Marketing - UGF, Docente Ensino Superior da FAETEC/RJ - atuando no Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Amaury César Vieira, Docente no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente - UniFOA.

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Publicado

02.04.2020

Como Citar

Mello, C. M. G., Rodrigues, D. C. G. de A., & Pereira, A. (2020). Jogo cooperativo como uma proposta lúdica no ensino de ciências ambientais - por uma ética do cuidado. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 3(2). https://doi.org/10.30691/relus.v3i2.1893