O SUSPEITO - ESCAPE ROOM PARA DISCUTIR QUESTÕES SOCIAIS E AVALIAR A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v4i2.2336

Resumen

O trabalho abrange os resultados de um jogo intitulado “Escape Room: O suspeito”, pensado e aplicado a estudantes da última fase do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. de uma escola pública do estado de Goiás. O jogo foi elaborado para problematizar a vida de um jovem negro e homossexual, que sofria com os abusos do pai que não aceitava sua orientação sexual, bem como trabalhou questões relacionadas às drogas e avaliou conceitos das disciplinas de: Química/Ciências, Matemática, Inglês e Geografia. Para realização do trabalho, utilizou-se a abordagem qualitativa e a coleta de dados se deu através da observação participante. A partir dos resultados obtidos, pode-se inferir que o jogo mostrou-se eficiente quanto aos aspectos sociais, pois os estudantes conseguiram compreender a mensagem transmitida, contudo, com relação à avaliação do conhecimento científico, verificou-se diversas lacunas, pois os estudantes não conseguiram resolver situações que envolviam conceitos químicos e relacionados a língua inglesa. Assim, a atividade reforça a necessidade de repensar as práticas pedagógicas relacionadas principalmente ao ensino de Química.

Biografía del autor/a

Felipe Augusto de Mello Rezende, Universidade Federal de Goiás

Licenciado em Química pelo Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí, e meste e doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás.

Laiane Pereira Martins, Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí

Licencianda em Química pelo Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí.

Mariana Fonseca Oliveira, Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí

Licencianda em Química pelo Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí.

Citas

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Publicado

2021-01-05

Cómo citar

Rezende, F. A. de M., Martins, L. P., & Oliveira, M. F. (2021). O SUSPEITO - ESCAPE ROOM PARA DISCUTIR QUESTÕES SOCIAIS E AVALIAR A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 4(2). https://doi.org/10.30691/relus.v4i2.2336

Número

Sección

Artigos Científicos de Pesquisa