Ministério: um jogo para o ensino e prevenção de pandemias e epidemias
Resumen
No cenário pandêmico, surge a necessidade e possibilidade de trabalhar com o tema pandemia e epidemias de forma lúdica e investigativa com os estudantes. A proposta lúdica foi construída baseada no ensino de ciências por investigação, com levantamento de hipóteses e colocação dos conceitos prévios sobre o tema. As cartas foram testadas durante a pandemia de COVID-19, assim, o convite para participar da atividade foi encaminhado para ex-alunos de um dos autores. Foram enviados 40 convites obtendo 22 respostas válidas para a análise de dados. Concluímos que mesmo de forma remota a proposta lúdica investigativa agradou aos discentes, tendo respostas que demonstram o conhecimento prévio e a contribuição da aprendizagem provocada inclusive pela pandemia de COVID-19. Com os resultados, pretendemos aplicar o jogo com estudantes do ensino básico, com o objetivo de analisar as contribuições da proposta investigativa com estudantes de turmas regulares.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Eletrônica Ludus Scientiae
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).