Ministério: um jogo para o ensino e prevenção de pandemias e epidemias

Autores/as

Resumen

No cenário pandêmico, surge a necessidade e possibilidade de trabalhar com o tema pandemia e epidemias de forma lúdica e investigativa com os estudantes. A proposta lúdica foi construída baseada no ensino de ciências por investigação, com levantamento de hipóteses e colocação dos conceitos prévios sobre o tema. As cartas foram testadas durante a pandemia de COVID-19, assim, o convite para participar da atividade foi encaminhado para ex-alunos de um dos autores. Foram enviados 40 convites obtendo 22 respostas válidas para a análise de dados. Concluímos que mesmo de forma remota a proposta lúdica investigativa agradou aos discentes, tendo respostas que demonstram o conhecimento prévio e a contribuição da aprendizagem provocada inclusive pela pandemia de COVID-19.  Com os resultados, pretendemos aplicar o jogo com estudantes do ensino básico, com o objetivo de analisar as contribuições da proposta investigativa com estudantes de turmas regulares.  

Publicado

2024-10-09

Cómo citar

de Oliveira Gligério, M. W., & de Jesus Costa, F. (2024). Ministério: um jogo para o ensino e prevenção de pandemias e epidemias. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 8, 67–80. Recuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/4133

Número

Sección

Relatos de Pesquisa ou de Experiências