Os focos da aprendizagem científica: em busca de evidências da aprendizagem em uma atividade lúdica

Autores/as

  • Sérgio Silva Filgueira Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Ludimila Monteiro Silva Instituto Federal de Goiás - IFG

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.725

Resumen

O presente artigo traz os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo buscar evidências da aprendizagem científica, em uma atividade lúdica, desenvolvida com estudantes de um curso técnico de nível médio, em uma instituição pública do interior do Estado de Goiás. Para tanto, os Focos da Aprendizagem Científica (FAC) e as fases de desenvolvimento do Interesse foram concebidos como categorias a priori, na tentativa de identificar, nas falas dos sujeitos da pesquisa, evidências dessa aprendizagem. Foi possível encontrar evidências de algumas dimensões da aprendizagem descritas pelos focos e compreender a evolução do interesse nesse processo. 

Biografía del autor/a

Sérgio Silva Filgueira, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutorando em Ensino de Ciências na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor de Física no Instituto Federal de Goiás- Câmpus Anápolis.

Ludimila Monteiro Silva, Instituto Federal de Goiás - IFG

Licenciada em Química pelo IFG- Anápolis

Citas

ARRUDA, S. M.; PASSOS, M. M.; PIZA, C. M.; FELIX, R. B. O aprendizado científico no cotidiano. Ciência & Educação, v.19, n.2, p.481-498, 2013.

BROUGÈRE, G. Jogo e Educação. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

FLICK, U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. Tradução de Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GATTI, B. A Construção da Pesquisa em Educação no Brasil. Brasília: Plano, 2002.

FENICHEL, M.; SCHWEINGRUBER, H. A. Surroundec by science: learning sicente in informal environments – based on the National Research Council report Learning science in informal environments: people, places and pursuits. Washington: Nacional Academies Press, 2010.

MARTIN, G. F. S. Caracterização do Interesse pela Docência em Estudantes Participantes do PIBID em Cursos de Ciências Naturais. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, 2016.

HIDI, S.; RENNINGER, K. A. The Four-Phase Model of Interest Development. Educational Psychologist, Estados Unidos, v.41, n.2, p.111-142, 2006.

NACIONAL RESEARCH COUNCIL. How people learn: brain, mind, experience and school. Washington: Nacional Academies Press, 1999.

PIAGET, J. A Formação do Símbolo na Criança. Imitação, sonho, jogo, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

ROSA, S. Brincar, Conhecer e Ensinar. São Paulo: Cortez, 2002.

SOARES, M. H. F. B. Jogos para o Ensino de Química: Teoria, Métodos e Aplicações. Guarapari: Ex Libris, 2008.

CHATEAU, J. O Jogo e a Criança. São Paulo: Summus, 1984.

GARCEZ, E. S. C. Jogos e Atividades Lúdicas em Ensino de Química: Um estudo do estado da arte. Goiânia, 2014. 149 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Goiás, 2014.

MESSEDER, H.; MORADILLO, E. O Lúdico no Ensino de Química: Considerações a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Química Nova na Escola, v.38, n.4, p.360-368, 2016.

RAMOS, E. M. F. Brinquedos e Jogos no Ensino de Física. Instituto de Física, Universidade de São Paulo. Dissertação de Mestrado. São Paulo, 1990.

OLIVEIRA, A.; SOARES, M. Júri Químico e a Discussão de Conceitos Químicos. Química Nova na Escola, n. 21, p.18-24, 2005.

SOARES, M. H. F. B. O Lúdico em Química: Jogos em Ensino de Química. Departamento de Química, Universidade Federal de São Carlos. Tese de doutorado. São Carlos, 2004.

HUIZINGA, J. Homo Ludens: O Jogo como Elemento de Cultura. São Paulo: Perspectiva, 1990.

KISHIMOTO, T. M. O Jogo e a Educação Infantil. In: Jogo, Brinquedo, Brincadeira e Educação.

Publicado

2017-08-28

Cómo citar

Filgueira, S. S., & Silva, L. M. (2017). Os focos da aprendizagem científica: em busca de evidências da aprendizagem em uma atividade lúdica. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 1(1). https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.725

Número

Sección

Artigos Científicos de Pesquisa