A ludicidade como princípio formativo em um prática de educação não formal envolvendo ciência e arte
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.779Resumen
Neste trabalho, analisamos a perspectiva de pibidianos em Química sobre um Sarau que abordou a relação entre Ciência e Arte, identificando os elementos lúdicos na experiência vivenciada. A presente pesquisa se caracteriza como uma pesquisa social (MYNAIO, 2011) pautada na abordagem qualitativa. As fontes de informação foram os relatórios semestrais produzidos pelos licenciandos com busca por qualquer menção sobre o Evento. Para os procedimentos de análise, nos guiamos pelos pressupostos da Análise de Conteúdo temática (Bardin, 1979). A partir dos pressupostos teóricos sobre Ludicidade, Didática Lúdica, Relação Ciência e Arte na Formação de Professores e Educação não formal no campo das Artes, utilizados para a compreensão dos relatos dos pibidianos, concluímos que o Sarau se configurou como uma atividade lúdica para os sujeitos, com potencialidade formativa docente.
Citas
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.
D’ÁVILA, C. M. Didática lúdica: saberes pedagógicos e ludicidade no contexto da educação superior. Revista Entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, p. 87-100, jul./dez. 2014
GOHN, M. G. Introdução – cenário geral: educação não formal – o que é e como se localiza no campo da cultura. In: GOHN, M. G (Org). Educação não formal no campo das artes. São Paulo: Cortez, p. 15-28, 2015.
LUCKESI, C. Desenvolvimento dos estados de consciência e ludicidade. In: Luckesi, Cipriano (Org.). Ensaios de ludopedagogia, n.1, Salvador: UFBA/FACED, 2000.
LUCKESI, C. Ludicidade e formação do educador. Revista Entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, p. 13-23, jul./dez. 2014.
MYNAIO, M. C. S. Desafio da Pesquisa Social. In: MYNAIO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 30 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 09- 29, 2011.
RANGEL, M.; ROJAS, A. A. Ensaio sobre arte e ciência na formação de professores. Revista Entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, p. 73-86, jul./dez. 2014.
SANTIAGO, M. C. A. C. B. A educação pela arte: o papel social desempenhado na formação do jovem. In: GOHN, M. G (Org). Educação não formal no campo das artes. São Paulo: Cortez, p. 15-28, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).