Explorado os modelos atômicos por meio do RPG: possibilidades para o ensino de química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v9.5113

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar as possibilidades do RPG para o estudo dos modelos atômicos no contexto do Ensino de Química. Parte-se da hipótese de que estratégias lúdicas podem favorecer a participação dos estudantes e auxiliá-los na compreensão de conceitos químicos. A pesquisa apresenta caráter qualitativo quanto à abordagem dos dados, e o procedimento refere-se a aplicação de um RPG educacional para estudantes do 1° ano do ensino médio. Os resultados indicaram que os estudantes alcançaram algumas expectativas de aprendizagem previstas para o conteúdo modelos atômicos atreladas às experiências lúdicas, como a interação, a imaginação e a imersão. Conclui-se que o RPG envolveu os estudantes na narrativa, desafios e resolução de problemas do jogo, e uma integração significativa entre os aspectos do aprendizado e do lúdico, durante uma abordagem fictícia dos modelos atômicos no contexto escolar.

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Publicado

20.10.2025

Como Citar

Rejane Silva de Medeiros, G., & Tavares Santos Batinga, V. (2025). Explorado os modelos atômicos por meio do RPG: possibilidades para o ensino de química. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 9, 63–85. https://doi.org/10.30691/relus.v9.5113