Explorado os modelos atômicos por meio do RPG: possibilidades para o ensino de química
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v9.5113Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar as possibilidades do RPG para o estudo dos modelos atômicos no contexto do Ensino de Química. Parte-se da hipótese de que estratégias lúdicas podem favorecer a participação dos estudantes e auxiliá-los na compreensão de conceitos químicos. A pesquisa apresenta caráter qualitativo quanto à abordagem dos dados, e o procedimento refere-se a aplicação de um RPG educacional para estudantes do 1° ano do ensino médio. Os resultados indicaram que os estudantes alcançaram algumas expectativas de aprendizagem previstas para o conteúdo modelos atômicos atreladas às experiências lúdicas, como a interação, a imaginação e a imersão. Conclui-se que o RPG envolveu os estudantes na narrativa, desafios e resolução de problemas do jogo, e uma integração significativa entre os aspectos do aprendizado e do lúdico, durante uma abordagem fictícia dos modelos atômicos no contexto escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Ludus Scientiae

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).