Sherlock Holmes e a química: análise e utilização de filmes de ficção no ensino de química

Autores

  • Gustavo Silva de Amorim Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • João Roberto Ratis Tenório da Silva Universidade Federal de Pernambuco http://orcid.org/0000-0001-9682-8889

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.744

Resumo

Os filmes de curta e longa-metragem são apontados como recurso importante para o ensino de ciências. São consideradas obras de ficção cientifica os objetos de entretenimento que lidam principalmente com o impacto da ciência, tanto verdadeira como imaginária, sobre a sociedade ou indivíduos. Esse trabalho teve como objetivo analisar cenas do filme Sherlock Holmes a partir do plano conceitual-fenomenológico para, a partir disso, executar uma oficina didática com base neste filme para alunos do Ensino Médio de Química. A análise nos mostrou 13 objetos ficcionais com elementos linguísticos. Com base nisso, selecionamos seis cenas do filme para uma discussão na oficina, de forma a avaliar a percepção da Química no filme por parte dos alunos. Observamos que, no início, os alunos tiveram dificuldades em perceber elementos de Química nas cenas, fazendo com que eles apontassem apenas conceitos básicos. No decorrer da oficina notamos que os alunos começaram a perceber mais a Química nas cenas, chegando a extrapolar o enredo do filme e relacionando os conteúdos com outras situações e contextos.

Biografia do Autor

Gustavo Silva de Amorim, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Discente do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada

João Roberto Ratis Tenório da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Professor da áres de Ensino de Química do Núcleo de Formação Docente, no Centro Acadêmico do Agreste - Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

ALLEN, L.D. No mundo da ficção científica. São Paulo: Summus, 1976.

CARVALHAL, F. C. A. Instituto Nacional De Cinema Educativo: Da História Escrita À História Contada - Um Novo Olhar. 2009. Disponível em: Acesso em: 05 de fevereiro de 2013. In: MELO, S. K. S. O Vídeo Como Recurso Pedagógico: Análise De Sequências Didáticas De Licenciandos Em Química. Monografia (Licenciatura em Química): UFRPE, Recife, 2013.

FERRÉS, J. Vídeo e Educação. 2. Ed. Porto Alegre: Artes Médicas. 1996.

FRANCO, M. S. Escola audiovisual. 1987. Tese (Doutorado em Comunicação e Artes): USP, São Paulo, 1987. In: MELO, S. K. S. O Vídeo Como Recurso Pedagógico: Análise De Sequências Didáticas De Licenciandos Em Química. Monografia (Licenciatura em Química): UFRPE, Recife, 2013.

MELO, S. K. S. O Vídeo Como Recurso Pedagógico: Análise De Sequências Didáticas De Licenciandos Em Química. Monografia (Licenciatura em Química): UFRPE, Recife, 2013.

MORÁN, J. M. O Vídeo na Sala de Aula. Comunicação e Educação. Vol. 2; pp. 27 a 35, 1995.

GOMES-MALUF, M.C. O filme jurassic park e a tecnologia do DNA recombinante: O uso da ficção cientifica no ensino de ciências, 2001 Dissertação ( Mestrado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade estadual Paulista, Bauru, 2001.

GOMES-MALUF, M.C. SOUZA, A.R. A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional. Ciência e educação. V.14 n.2,p.271-282, Bauru, 2008.

PIASSI, L. P. C.; PIETROCOLA, M. Possibilidades dos filmes de ficção científica como recurso didático em aulas de Física. X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Sociedade Brasileira de Física. São Paulo, 2006.

PIASSI, L. P. C.; PIETROCOLA, M. Ficção científica e ensino de ciências: para além do método de encontrar erros em filmes. Educação e pesquisa, V35, n3, p 525-540,2009

QUINTINO, C. P.; RIBEIRO, K. D. F. A Utilização de filmes no processo de ensino aprendizagem de Química no Ensino Médio. In: Anais do XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) – Brasília, DF, Brasil, 2010.

SANTOS, P. N.; AQUINO, K. A. S. Utilização do Cinema na Sala de Aula: Aplicação da Química dos Perfumes no Ensino de Funções Orgânicas Oxigenadas e Bioquímica. Química Nova na Escola, v. 33, n. 3, 2011.

Downloads

Publicado

28.08.2017

Como Citar

de Amorim, G. S., & da Silva, J. R. R. T. (2017). Sherlock Holmes e a química: análise e utilização de filmes de ficção no ensino de química. evista Eletrônica udus cientiae, 1(1). https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.744

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa