As Tecnologias Digitais presentes nos produtos educacionais de Matemática na região sul do Brasil
Keywords:
Educação Matemática, Tecnologias Digitais, Produtos educacionaisAbstract
O presente artigo busca compreensões sobre as Tecnologias Digitais (TD) utilizadas para o desenvolvimento de produtos educacionais de Matemática resultantes de pesquisas em programas de pós-graduação profissional stricto sensu na região sul do Brasil. O objetivo principal foi verificar o que se tem produzido, no âmbito destes programas, sobre o uso de TD para o trabalho com os conteúdos de Matemática. Para tanto, apresenta um Mapeamento Sistemático, numa abordagem qualitativa, que mapeou os produtos educacionais. O mapeamento encontrou 20 produtos, que foram analisados em busca das compreensões desejadas. Entre os resultados, foi possível perceber que a maioria dos produtos foi elaborada como material didático e instrucional, nos formatos de guias e sequências de atividades. Em relação aos conteúdos matemáticos que mais se fizeram presentes destacaram-se, na Educação Básica, os conteúdos de estatística, probabilidade e análise combinatória. No Ensino Superior destacaram-se os conteúdos relacionados a limites e derivadas, sequências numéricas, critérios de convergência e raciocínio covariacional. O mapeamento permitiu verificar que foram utilizadas 25 diferentes TD para o desenvolvimento dos produtos, dentre as quais o GeoGebra e o Excel foram os mais citados. Foi possível concluir que os produtos educacionais podem ser mais explorados pelos professores se forem: disponibilizados em ambientes virtuais mais acessíveis em relação aos atualmente utilizados, e separados por níveis de ensino, por disciplina e conteúdo. Percebeu-se, também, que há a necessidade da criação de mecanismos que aproximem os estudos da pós-graduação da realidade dos professores do Ensino Básico.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista de Investigação Tecnológica em Educação em Ciências e Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao publicar o artigo científico na Revista de Investigação Tecnológica em Educação em Ciências e Matemática, o(a) autor(a) confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/ritecima).