As Tecnologias Digitais presentes nos produtos educacionais de Matemática na região sul do Brasil

Autores/as

  • Marco Aurélio Kalinke UTFPR
  • Silvana Gogolla de Mattos Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed/PR)
  • Renata Balbino Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed/PR)

Palabras clave:

Educação Matemática, Tecnologias Digitais, Produtos educacionais

Resumen

O presente artigo busca compreensões sobre as Tecnologias Digitais (TD) utilizadas para o desenvolvimento de produtos educacionais de Matemática resultantes de pesquisas em programas de pós-graduação profissional stricto sensu na região sul do Brasil. O objetivo principal foi verificar o que se tem produzido, no âmbito destes programas, sobre o uso de TD para o trabalho com os conteúdos de Matemática. Para tanto, apresenta um Mapeamento Sistemático, numa abordagem qualitativa, que mapeou os produtos educacionais. O mapeamento encontrou 20 produtos, que foram analisados em busca das compreensões desejadas. Entre os resultados, foi possível perceber que a maioria dos produtos foi elaborada como material didático e instrucional, nos formatos de guias e sequências de atividades. Em relação aos conteúdos matemáticos que mais se fizeram presentes destacaram-se, na Educação Básica, os conteúdos de estatística, probabilidade e análise combinatória. No Ensino Superior destacaram-se os conteúdos relacionados a limites e derivadas, sequências numéricas, critérios de convergência e raciocínio covariacional. O mapeamento permitiu verificar que foram utilizadas 25 diferentes TD para o desenvolvimento dos produtos, dentre as quais o GeoGebra e o Excel foram os mais citados. Foi possível concluir que os produtos educacionais podem ser mais explorados pelos professores se forem: disponibilizados em ambientes virtuais mais acessíveis em relação aos atualmente utilizados, e separados por níveis de ensino, por disciplina e conteúdo. Percebeu-se, também, que há a necessidade da criação de mecanismos que aproximem os estudos da pós-graduação da realidade dos professores do Ensino Básico.

Publicado

2022-02-21

Cómo citar

Kalinke, M. A., Gogolla de Mattos, S. ., & Balbino, R. (2022). As Tecnologias Digitais presentes nos produtos educacionais de Matemática na região sul do Brasil. Revista De Investigação Tecnológica Em Educação Em Ciências E Matemática, 1, 4–23. Recuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/ritecima/article/view/3170

Número

Sección

Artigos Científicos de Pesquisa