Reflexões teóricas sobre a utilização de tecnologias digitais no ensino superior em decorrência das restrições impostas pela pandemia do novo Coronavírus
Keywords:
Tecnologia digital, Habilidades digitais, Covid19, Educação remota de emergênciaAbstract
Este artigo possui como objetivo realizar uma análise e reflexão teórica sobre a implementação do ensino remoto de emergência com integração das tecnologias digitais. Por meio de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa realizou-se a seleção de dez artigos em bases de dados científicos internacionais com periódicos com elevado fator de impacto e em revistas brasileiras com uma boa avaliação Qualis. A partir da análise dos artigos selecionados, elaborou-se uma tabela com as fragilidades e pontos de atenção comuns na maioria dos artigos. A partir do estudo realizado percebeu-se que, apesar dos contextos e realidades serem distintas, professores e alunos, em maior ou menor nível, enfrentam as mesmas dificuldades e se deparam com os mesmos problemas. Neste sentido, os resultados apontam para problemas que já eram conhecidos e pesquisados no pré-pandemia, tais como a necessidade de desenvolvimento de competências digitais, a falta de acesso a dispositivos computacionais e dificuldade de conexão à internet. No entanto, para uma porcentagem significativa de estudantes, o ensino remoto apresentou outros problemas tais como excesso de carga horária e falta de ambiente adequado para estudos que levam a dificuldades para gerenciamento do tempo, para criar autodisciplina, para ficar motivado e dedicado. Em relação aos professores, além da necessidade de desenvolvimento das competências digitais, evidenciou-se a falta de tempo para planejamento e adaptação, bem como o aumento da carga horária de trabalho.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista de Investigação Tecnológica em Educação em Ciências e Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao publicar o artigo científico na Revista de Investigação Tecnológica em Educação em Ciências e Matemática, o(a) autor(a) confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/ritecima).