Reflexões teóricas sobre a utilização de tecnologias digitais no ensino superior em decorrência das restrições impostas pela pandemia do novo Coronavírus

Autores

  • Wender Antônio da Silva Centro Universitário Estácio da Amazônia – Estácio Amazônia
  • Janaine Voltolini de Oliveira Universidade Estadual de Roraima - UERR
  • Luzia Voltolini Universidade Estadual de Roraima - UERR

Palavras-chave:

Tecnologia digital, Habilidades digitais, Covid19, Educação remota de emergência

Resumo

Este artigo possui como objetivo realizar uma análise e reflexão teórica sobre a implementação do ensino remoto de emergência com integração das tecnologias digitais. Por meio de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa realizou-se a seleção de dez artigos em bases de dados científicos internacionais com periódicos com elevado fator de impacto e em revistas brasileiras com uma boa avaliação Qualis. A partir da análise dos artigos selecionados, elaborou-se uma tabela com as fragilidades e pontos de atenção comuns na maioria dos artigos. A partir do estudo realizado percebeu-se que, apesar dos contextos e realidades serem distintas, professores e alunos, em maior ou menor nível, enfrentam as mesmas dificuldades e se deparam com os mesmos problemas. Neste sentido, os resultados apontam para problemas que já eram conhecidos e pesquisados no pré-pandemia, tais como a necessidade de desenvolvimento de competências digitais, a falta de acesso a dispositivos computacionais e dificuldade de conexão à internet. No entanto, para uma porcentagem significativa de estudantes, o ensino remoto apresentou outros problemas tais como excesso de carga horária e falta de ambiente adequado para estudos que levam a dificuldades para gerenciamento do tempo, para criar autodisciplina, para ficar motivado e dedicado. Em relação aos professores, além da necessidade de desenvolvimento das competências digitais, evidenciou-se a falta de tempo para planejamento e adaptação, bem como o aumento da carga horária de trabalho.    

Biografia do Autor

Wender Antônio da Silva, Centro Universitário Estácio da Amazônia – Estácio Amazônia

Pós-Doutor pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Doutor em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) vinculado a Universidade Federal de Mato Grosso / Universidade Estadual do Amazonas / Universidade Federal do Pará, Mestre em Ciências (Ênfase em Computação) pelo programa de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia-MG, Especialista em Docência Universitária e Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara. Atuou como Professor Auxiliar nos cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Psicologia, Pedagogia, Matemática, Ciências Contábeis e Agronomia do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, onde também atuou na Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA). Foi professor bolsista da Universidade Federal de Roraima, onde atuou especificamente no Núcleo de Educação a Distância (NEaD). Foi professor dos cursos de tecnologia da Faculdade Estácio Atual. É professor efetivo da Universidade Estadual de Roraima, onde atuou no Núcleo de Educação a Distância (NEaD) como coordenador geral da Universidade Aberta do Brasil. Atualmente faz parte do colegiado do curso de Bacharelado em Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Mestrado Profissional).

Janaine Voltolini de Oliveira, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC, mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA e especialista em Meio Ambiente e Políticas Públicas pela Universidade Federal de Roraima - UFRR. Docente do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Roraima - UERR e Analista Judiciária (especialidade Serviço Social) no Tribunal de Justiça de Roraima - TJRR. Pós-doutoranda em Ciências Sociais pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade NOVA de Lisboa - CICS.NOVA.

Luzia Voltolini, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2018). Possui Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2011), graduação em Pedagogia - Licenciatura pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras Urubupungá (1997), graduação em Matemática - Licenciatura pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales (1995) e graduação em Ciências - 1º Grau pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras Urubupungá (1982). Professora no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Roraima - UERR e professora de Matemática na Educação Básica do Estado de Roraima, com experiência na educação escolar indígena.

Downloads

Publicado

2022-02-21

Como Citar

Silva, W. A. da, Oliveira, J. V. de ., & Voltolini, L. . (2022). Reflexões teóricas sobre a utilização de tecnologias digitais no ensino superior em decorrência das restrições impostas pela pandemia do novo Coronavírus. evista e Investigação Tecnológica m Educação m iências Matemática, 1, 114–135. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/ritecima/article/view/3177

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa