Realismo mágico e cinema de Terceiro Mundo: repressão e resistência no projeto cinematográfico não-filmado de A hora dos ruminantes
Palavras-chave:
Luiz Sergio Person, Jean-Claude Bernardet, José J. Veiga, A hora dos ruminantes, Realismo mágicoResumo
Este artigo procura retraçar a trajetória do projeto cinematográfico não-filmado de A hora dos ruminantes, dentro do contexto cultural brasileiro e latino-americano dos anos 1960, especialmente em diálogo com o realismo mágico e com a produção cultural associada ao Terceiro Mundo. Nossa proposta é discutir se A hora dos ruminantes poderia ter inaugurado o gênero de realismo mágico cinematográfico, dentro da perspectiva de “cinema de Terceiro Mundo” do cineasta Luiz Sergio Person, em parceria com o roteirista Jean-Claude Bernardet. Nosso artigo termina com a apresentação de documentos inéditos, consultados no acervo do Arquivo Nacional, que sugerem que A hora dos ruminantes não se concretizou em razão da sabotagem e da perseguição política por parte da Ditadura Militar.
Referências
‘Brazil: Government by Torture’. Look, número 34, de 14 de julho de 1970, pp. 70-71.
Relatório da Comissão Nacional da Verdade, Volume 1, Brasília, 2014.
ARMES, Roy. Third World Film Making and the West, University of California Press, 1987.
BERNARDET, Jean-Claude & PERSON, Luiz Sérgio. O caso dos irmãos Naves (Chifre em cabeça de cavalo). Argumento e Roteiro. São Paulo: Imprensa Oficial, Coleção Aplauso. Fundação Padre Anchieta, 2004.
BLANCO, Jorge Ayala. Presentación. In: RULFO, Juan. El gallo de oro. Madri: Ediciones Era. Alianza Editorial, 1980.
BOWERS, Maggie Ann. Magic(al) Realism. Routledge, 2004.
CANDIDO, Antonio. El papel de Brasil en la nueva narrativa. In RAMA, Ángel (ed.), Más allá del boom: literatura y mercado. Folios Ediciones, 1984.
CASTELLO, José Aderaldo in Melhores contos de J. J. Veiga, São Paulo: Global Editora, 2000.
COFFON, Claude. ‘Hombres de maíz’ in Revista Alcor, Colección Archivos, nº 21, XXIII-XXIV, março e junho de 1963.
CORTÉS, María Lourdes. ‘García Márquez y el cine. Más allá de las adaptaciones’. In ReVista. Harvard Review of Latin America. Film. Outono de 2009 - inverno de 2010.
DÁVILA, Sérgio. ‘Embaixador’ de Hollywood se aposenta. Folha de São Paulo, 11 de julho de 1995.
FLORES, Ángel, Magic Realism in Spanish American Fiction. Hispania, XXXVII, maio de 1955.
GASPAR, Danielle Morais. Os documentários do IPES e a campanha ideológica: As práticas audiovisuais e a preparação do golpe de 1964. (Mestrado em Comunicação e Semiótica) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2012.
GRANT, Catherine, Becoming “Arturo Ripstein”? On Collaboration and the “Author Function” in the Transnational Film Adaptation of El lugar sin límites. Mediático, janeiro de 2014.
JAMESON, Fredric. On Magic Realism in Film. Critical Inquiry, n. 12, inverno de 1986. The University of Chicago.
JESUS, Maria Ângela de. Glauco Mirko Laurelli, um artesão do cinema, Coleção Aplauso, Fundação Padre Anchieta, 2007.
LABAKI, Amir (org.), Person por Person. Biblioteca É tudo verdade. Centro Cultural Banco do Brasil, 2002.
LÓPEZ, Ana M. Are all Latins from Manhattan? Hollywood, Ethnography and Cultural Colonialism. In KING, J., LÓPEZ, Ana M., ALVARADO, M. Mediating Two Worlds: Cinematic Encounters in the Americas, British Film Institute, 1993.
MÁRQUEZ, Gabriel García. La soledad de América Latina. Discurso de aceptación del Premio Nobel 1982. Educere, vol. 18, núm. 59. Universidad de los Andes. Mérida, janeiro-abril de 2014, p. 167-170.
MOGUILLANSKY, M., MOLFETTA, A. e SANTAGADA, M. (org.). Teorías y prácticas audiovisuales. Actas del primer Congreso Internacional de la Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual. Editorial Teseo.
MOINE, Raphaëlle. What is the Purpose of Genres?. In Cinema Genre, Wiley-Blackwell, 2008.
MORAES, Ninho (Antônio Carlos Leal de Moraes). Radiografia de um Filme: São Paulo Sociedade Anônima de Luiz Sérgio Person. São Paulo: Imprensa Oficial. 2010.
NESBIT, Doug. Motion Picture. 20 de setembro de 1972.
RAMÍREZ, Adriana Churampi. A race of sleepless people breaks into history. Cultural Identity and Postmodern Writing. Amsterdam e New York, Editions Rodopi, 2006.
RODRÍGUEZ, Alejandra, Gabo y el cine. Un amor no correspondido. El Mundo, 2014.
SHAW, Donald L. The Presence of Myth in Borges, Carpentier, Asturias, Rulfo and García Márquez. In HART, Stephen M. & OUYANG, Wen-chin. A Companion to Magical Realism. Tamesis Books, Woodbridge, 2005.
SHOHAT, Ella & STAM, Robert. Crítica da Imagem Eurocêntrica. Multiculturalismo e Representação, São Paulo: Cosac Naify, 2006.
SIMÕES, Inimá. Roteiro da intolerância: a censura cinematográfica no Brasil. São Paulo: Editora SENAC, 1999.