A História e Cultura Africana e Afro-brasileira nos Anais do ENEQ (2004-2020)

Autores

  • Caio Ricardo Faiad Universidade de São Paulo
  • Gabriela Aparecida de Lima
  • Daisy de Brito Rezende

Resumo

A Educação nacional tem, em seu histórico, a exclusão de negros das escolas (Brasil Império) e a adoção de políticas eugenistas de embranquecimento do currículo (Era Vargas). Dessa forma, a promulgação da lei 10.639/2003 pode ser interpretada como resultado de uma demanda do movimento negro para que o Estado reparasse as desigualdades raciais criadas e sustentadas pelo próprio Estado. O objetivo do presente trabalho é analisar, a partir dos anais do ENEQ, como a comunidade de pesquisadores em Ensino de Química se dedicou a essa demanda política e educacional. A pesquisa constatou que o interesse desta comunidade pela História e Cultura Africanas e Afro-brasileiras despertou a partir de 2016. Apesar do número de trabalhos ainda ser relativamente pequeno, ao se notar a versatilidade de sua inserção nas linhas temáticas dos ENEQs, é possível ter um olhar otimista para a participação desta comunidade científica na efetivação de uma educação antirracista.

Biografia do Autor

Caio Ricardo Faiad, Universidade de São Paulo

Doutorando em Ensino de Ciência, na área de concentração Ensino de Química (PIEC-USP). Mestre em Química pela Universidade Estadual de Campinas (IQ-UNICAMP). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD na Universidade Federal Fluminense (Lante-UFF). Bacharel em Química Ambiental pela Universidade Estadual Paulista (Ibilce-UNESP). Atualmente cursa Licenciatura em Letras na Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

Downloads

Publicado

29.06.2023

Como Citar

Faiad, C. R., Lima, G. A. de ., & Rezende, D. de B. . (2023). A História e Cultura Africana e Afro-brasileira nos Anais do ENEQ (2004-2020). Educação Química n unto e ista. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3249