A História e Cultura Africana e Afro-brasileira nos Anais do ENEQ (2004-2020)

Autores/as

  • Caio Ricardo Faiad Universidade de São Paulo
  • Gabriela Aparecida de Lima
  • Daisy de Brito Rezende

Resumen

A Educação nacional tem, em seu histórico, a exclusão de negros das escolas (Brasil Império) e a adoção de políticas eugenistas de embranquecimento do currículo (Era Vargas). Dessa forma, a promulgação da lei 10.639/2003 pode ser interpretada como resultado de uma demanda do movimento negro para que o Estado reparasse as desigualdades raciais criadas e sustentadas pelo próprio Estado. O objetivo do presente trabalho é analisar, a partir dos anais do ENEQ, como a comunidade de pesquisadores em Ensino de Química se dedicou a essa demanda política e educacional. A pesquisa constatou que o interesse desta comunidade pela História e Cultura Africanas e Afro-brasileiras despertou a partir de 2016. Apesar do número de trabalhos ainda ser relativamente pequeno, ao se notar a versatilidade de sua inserção nas linhas temáticas dos ENEQs, é possível ter um olhar otimista para a participação desta comunidade científica na efetivação de uma educação antirracista.

Biografía del autor/a

Caio Ricardo Faiad, Universidade de São Paulo

Doutorando em Ensino de Ciência, na área de concentração Ensino de Química (PIEC-USP). Mestre em Química pela Universidade Estadual de Campinas (IQ-UNICAMP). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD na Universidade Federal Fluminense (Lante-UFF). Bacharel em Química Ambiental pela Universidade Estadual Paulista (Ibilce-UNESP). Atualmente cursa Licenciatura em Letras na Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

Publicado

2023-06-29

Cómo citar

Faiad, C. R., Lima, G. A. de ., & Rezende, D. de B. . (2023). A História e Cultura Africana e Afro-brasileira nos Anais do ENEQ (2004-2020). Educação Química En Punto De Vista. Recuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3249