A História e Cultura Africana e Afro-brasileira nos Anais do ENEQ (2004-2020)
Abstract
A Educação nacional tem, em seu histórico, a exclusão de negros das escolas (Brasil Império) e a adoção de políticas eugenistas de embranquecimento do currículo (Era Vargas). Dessa forma, a promulgação da lei 10.639/2003 pode ser interpretada como resultado de uma demanda do movimento negro para que o Estado reparasse as desigualdades raciais criadas e sustentadas pelo próprio Estado. O objetivo do presente trabalho é analisar, a partir dos anais do ENEQ, como a comunidade de pesquisadores em Ensino de Química se dedicou a essa demanda política e educacional. A pesquisa constatou que o interesse desta comunidade pela História e Cultura Africanas e Afro-brasileiras despertou a partir de 2016. Apesar do número de trabalhos ainda ser relativamente pequeno, ao se notar a versatilidade de sua inserção nas linhas temáticas dos ENEQs, é possível ter um olhar otimista para a participação desta comunidade científica na efetivação de uma educação antirracista.
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