A História e Cultura Africana e Afro-brasileira nos Anais do ENEQ (2004-2020)
Resumo
A Educação nacional tem, em seu histórico, a exclusão de negros das escolas (Brasil Império) e a adoção de políticas eugenistas de embranquecimento do currículo (Era Vargas). Dessa forma, a promulgação da lei 10.639/2003 pode ser interpretada como resultado de uma demanda do movimento negro para que o Estado reparasse as desigualdades raciais criadas e sustentadas pelo próprio Estado. O objetivo do presente trabalho é analisar, a partir dos anais do ENEQ, como a comunidade de pesquisadores em Ensino de Química se dedicou a essa demanda política e educacional. A pesquisa constatou que o interesse desta comunidade pela História e Cultura Africanas e Afro-brasileiras despertou a partir de 2016. Apesar do número de trabalhos ainda ser relativamente pequeno, ao se notar a versatilidade de sua inserção nas linhas temáticas dos ENEQs, é possível ter um olhar otimista para a participação desta comunidade científica na efetivação de uma educação antirracista.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).