Percepções dos estudantes sobre equipamentos eletroeletrônicos
caminhos para abordagem CTS
Abstract
Este artigo objetiva analisar a percepção de estudantes do Ensino Médio acerca dos Equipamentos Eletroeletrônicos (EEE), no que tange suas características; pontos positivos e negativos do uso desses equipamentos; a presença de constituintes químicos e o descarte desses resíduos. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário aberto. A análise dos registros baseou-se na Análise de Conteúdo segundo Bardin (2011). Os resultados apontaram que poucos estudantes reconhecem aspectos negativos atrelados à problemática dos resíduos eletroeletrônicos, bem como não sabem onde descartá-los. Além disso, desconhecem as substâncias químicas presentes nos EEE. Destaca-se que a falta de informação sobre os impactos socioambientais dessa problemática social, fomenta a destinação inadequada desses produtos, que podem prejudicar a saúde humana. Tais indicativos sinalizam a necessidade de contemplar as relações CTS para formação cidadã, pois é por meio do conhecimento que os estudantes podem subsidiar a tomada de decisão acerca da ciência e a tecnologia.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação Química en Punto de Vista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).