Percepções dos estudantes sobre equipamentos eletroeletrônicos
caminhos para abordagem CTS
Resumen
Este artigo objetiva analisar a percepção de estudantes do Ensino Médio acerca dos Equipamentos Eletroeletrônicos (EEE), no que tange suas características; pontos positivos e negativos do uso desses equipamentos; a presença de constituintes químicos e o descarte desses resíduos. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário aberto. A análise dos registros baseou-se na Análise de Conteúdo segundo Bardin (2011). Os resultados apontaram que poucos estudantes reconhecem aspectos negativos atrelados à problemática dos resíduos eletroeletrônicos, bem como não sabem onde descartá-los. Além disso, desconhecem as substâncias químicas presentes nos EEE. Destaca-se que a falta de informação sobre os impactos socioambientais dessa problemática social, fomenta a destinação inadequada desses produtos, que podem prejudicar a saúde humana. Tais indicativos sinalizam a necessidade de contemplar as relações CTS para formação cidadã, pois é por meio do conhecimento que os estudantes podem subsidiar a tomada de decisão acerca da ciência e a tecnologia.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Educação Química en Punto de Vista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).