Percepções dos estudantes sobre equipamentos eletroeletrônicos

caminhos para abordagem CTS

Autores

  • Anyelle da Silva Pereira Peixoto Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Josivânia Marisa Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Resumo

Este artigo objetiva analisar a percepção de estudantes do Ensino Médio acerca dos Equipamentos Eletroeletrônicos (EEE), no que tange suas características; pontos positivos e negativos do uso desses equipamentos; a presença de constituintes químicos e o descarte desses resíduos. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário aberto. A análise dos registros baseou-se na Análise de Conteúdo segundo Bardin (2011). Os resultados apontaram que poucos estudantes reconhecem aspectos negativos atrelados à problemática dos resíduos eletroeletrônicos, bem como não sabem onde descartá-los. Além disso, desconhecem as substâncias químicas presentes nos EEE. Destaca-se que a falta de informação sobre os impactos socioambientais dessa problemática social, fomenta a destinação inadequada desses produtos, que podem prejudicar a saúde humana. Tais indicativos sinalizam a necessidade de contemplar as relações CTS para formação cidadã, pois é por meio do conhecimento que os estudantes podem subsidiar a tomada de decisão acerca da ciência e a tecnologia.

Biografia do Autor

Anyelle da Silva Pereira Peixoto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestra em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Josivânia Marisa Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, Brasil).

Downloads

Publicado

31.12.2021

Como Citar

Peixoto, A. da S. P., & Dantas, J. M. (2021). Percepções dos estudantes sobre equipamentos eletroeletrônicos: caminhos para abordagem CTS. Educação Química n unto e ista, 5(2). ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/2719

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula