A química da Slime: implicações e perspectivas no Ensino Fundamental

Autores/as

  • Ana Carolyne de Oliveira Cardoso IFRJ
  • Hugo Noronha da Silva Barros IFRJ
  • Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira UFRJ/NUTES
  • Jorge Cardoso Messeder IFRJ/PROPEC http://orcid.org/0000-0002-7396-1596

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i2.1947

Resumen

O trabalho corrobora a importância social dos conhecimentos em Ciência e Tecnologia na vivência de crianças, e foi desenvolvido por licenciandos em química fundamentados nos estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A pesquisa teve abordagem qualitativa, de caráter interpretativo e de natureza aplicada. Os protagonistas foram alunos do 4º ano de uma escola municipal. A intervenção teve como tema gerador a Slime, onde os objetivos foram analisar os riscos da sua fabricação caseira, por meio de vídeos e relatos de experiências, propor soluções para reduzi-los, e apresentar sua produção, de modo consciente. Os dados obtidos revelam a importância de fornecer aos alunos experiências ativas em contextos reais onde possam exercer um papel crítico e reflexivo. O reconhecimento das percepções que a criança possui se constitui como um fator importante para a significação dos conteúdos científicos relacionados aos fenômenos observados.

Biografía del autor/a

Ana Carolyne de Oliveira Cardoso, IFRJ

Licencianda em Química

Hugo Noronha da Silva Barros, IFRJ

Licenciado em Química

Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira, UFRJ/NUTES

Mestre em Ensino de Ciências; doutoranda NUTES/UFRJ.

Jorge Cardoso Messeder, IFRJ/PROPEC

Doutor em Ciências; docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) do IFRJ.

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Publicado

2020-03-17

Cómo citar

Cardoso, A. C. de O., Barros, H. N. da S., Oliveira, D. A. A. dos S., & Messeder, J. C. (2020). A química da Slime: implicações e perspectivas no Ensino Fundamental. Educação Química En Punto De Vista, 3(2). https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i2.1947

Número

Sección

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula