Narrativas autobiográficas de licenciandos(as) em Química: motivações e o curso de Licenciatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i2.1974

Resumen

O objetivo deste estudo foi compreender, por meio de narrativas autobiográficas, como as experiências formativas adquiridas pelos/as licenciandos/as em Química de uma universidade pública do Nordeste motivaram na escolha e na permanência no curso. Nas narrativas, percebe-se o quanto as experiências, os sonhos, a família, a realidade de vida, a busca pela ascendência profissional e pelo conhecimento aprofundado e, principalmente, um professor marcante podem interferir nas decisões e nas motivações acerca do futuro profissional. Dentre as experiências formativas que contribuíram para a formação inicial, o PIBID se destaca como elo entre o futuro docente e a profissão. Por isso, faz-se necessário desenvolver pesquisas a fim de compreender os aspectos vivenciados pelos futuros docentes durante a formação inicial, pois esses aspectos podem interferir nas escolhas pela opção e permanência no curso e pode influenciar na futura prática como docente.

Citas

ANDRADE, F. C. S. NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE LICENCIANDOS/AS EM QUÍMICA/UESC: motivações para a escolha da profissão docente. 2018. 48 f. TCC (Graduação) -Curso de Química Licenciatura, Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2018.

BARBOSA, P. P; URSI, S. Motivação para formação continuada em Educação a Distância: um estudo exploratório com professores de Biologia.Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 18, n. 1, p. 148-172, 2019.

BARBOSA, P. P; URSI, S. Motivação para formação continuada em Educação a Distância: um estudo exploratório com professores de Biologia. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 18, n. 1, p. 148-172, 2019.

BEGO, A. M; FERRARI, T. B. Por que escolhi fazer um curso de licenciatura? Perfil e motivação dos ingressantes da UNESP. Química Nova, v. 41, n. 4, p. 457-467, 2018.

BRITO, A. S; LOPES, E. T.; LIMA, M. B. Identidade docente: reflexões de professores de química sobre a trajetória acadêmica e profissional. Revista de educação pública, Cuiabá, v. 26, n. 63, p. 907-926, set./dez. 2017.

BUENO, B. O. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: A questão da subjetividade. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 11-30, jan./jun. 2002.

CUNHA, R. S. et al. Formação inicial docente e suas relações dentro do âmbito escolar. Ciência & Educação, v. 22, n. 3, p. 585-596, 2016.

ECHEVERRÍA, A. R.; BELISÁRIO, C. M. Formação inicial e continuada de professores num núcleo de pesquisa em ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 8, n. 3, p. 1-21, 2008.

FELÍCIO H. M. S.; OLIVEIRA R. A. A formação prática de professores no estágio curricular. Educar, Curitiba, n. 32, p. 215-232, 2008.

FERNANDES, C. S. O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS FORMADORES DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA INTERAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA: AS POTENCIALIDADES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. 2016. 310 f. Tese (Doutorado) - Curso de Química Licenciatura, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis- SC, 2016. Cap. 2.

FERREIRA, A. B. H. O minidicionário da língua portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. p. 473.

FREITAS, D; VILLANI, A. Formação de professores de ciências: um desafio sem limites. Investigações em Ensino de Ciências, v. 7, n. 3, p. 215-230, 2016.

FROZZA, E; PASTORIZA, B. S. A universidade como espaço central na formação de professores de Química. Educação Química en Punto de Vista, v. 2, n. 2, 2019.

GATTI, B. A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 33-46, 2014.

GATTI, B. A. et al. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Fundação Carlos Chagas. São Paulo: FFC/SEP, 2014.

JESUS, S. N; SANTOS, J. C. V. Desenvolvimento profissional e motivação dos professores. Educação, Porto Alegre, v. 52, n. 1, p. 39 – 58, jan./abr. 2004.

LANGHI, R; NARDI, R. Trajetórias Formativas Docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 2, p. 7-28, 2012.

LOPES, E. C. C. MOTIVAÇÃO E EDUCAÇÃO. 29 f. Monografia (Especialização) – Pró – Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, Diretoria de Projetos Especiais, Projeto “A vez do Mestre”, Universidade Cândido Mendes, 2003.

LOURENÇO, A. A; PAIVA, M. O. A. A motivação escolar e o processo de aprendizagem. Ciências & Cognição, v. 15, n. 2, 2010.

MALDANER, O. A. A pesquisa como perspectiva de formação continuada do professor de química. Química Nova, vol.22, n.2, p.289-292, 1999.

OLIVEIRA, Ê. S. Motivação no ensino superior: estratégias e desafios. Revista Contexto & Educação, v. 32, n. 101, p. 212-232, 2017.

OLIVEIRA, L. A. M; SOUZA, M. A. O “ser professora” refletido a partir da perspectiva dos saberes docentes e do desenvolvimento profissional. Revista ambiente educação, v. 12, n. 1, p. 80-95, 2019.

PETRUCCI-ROSA, M. I.; RAMOS, T. A. Identidades docentes no Ensino Médio: investigando narrativas a partir de práticas curriculares disciplinares. Pro-Posições, v. 26, n. 1, p. 141-160, 2015.

PETRUCCI-ROSA, M. I; ALBRECHT, M. P. S; TEIXEIRA, K. O. Mônadas Benjaminianas como possibilidade metodológica. In: PETRUCCI-ROSA, M. I; RAMPINI, E. A (Org.). Praticas curriculares e narrativas docentes em diferentes contextos. 1. ed. Campinas-sp: CRV, 2018. p. 31-41.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da faculdade de educação, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 72-89, jul./dez. 1996.

PINTO, C. L. L.; BARREIRO, C. B; SILVEIRA, D. N. Formação continuada de professores: ampliando a compreensão acerca deste conceito. Revista Thema, v. 7, n. 1, 2010.

ROCHA, R. N. O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DE PROFESSORES DE QUÍMICA E SUAS TRAJETÓRIAS DE VIDA: POSSÍVEIS RELAÇÕES. 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Química Licenciatura, Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2015.

ROCHA, R. N; SÁ, L. P. Trajetórias de vida e desenvolvimento profissional docente de professores de química. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 18, n. 1, 2019.

SÁ, C. S. S.; SANTOS, W. L. P. Motivação para a carreira docente e construção de identidades: O papel dos pesquisadores em ensino de química. Química Nova, v. 39, n. 1, p. 104-111, 2016.

SÁ, L. P. Narrativa autobiográfica de estudantes de química: reflexões sobre a atividade docente. Revista electrónica de enseñanza de las ciencias, v. 8, n. 2, p. 618-627, 2009.

SANTOS, B. S. D; ANTUNES, D. D; BERNADI, J. O docente e sua subjetividade nos processos motivacionais. Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 1, p. 46-53, jan./abr. 2008.

SANTOS, B. S; ANTUNES, D. D. Vida adulta, processos motivacionais e diversidade. Educação, Porto Alegre, v. 61, n. 1, p. 149-164, jan./abr. 2007.

SOUZA, E. C. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Revista educação em questão, Natal, v. 25, n. 11, p. 2239, jan./abr. 2006.

Publicado

2020-03-17

Cómo citar

Andrade, F. C. S., & Massena, E. P. (2020). Narrativas autobiográficas de licenciandos(as) em Química: motivações e o curso de Licenciatura. Educação Química En Punto De Vista, 3(2). https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i2.1974

Número

Sección

Pesquisa en Punto de Vista