Narrativas autobiográficas de licenciandos(as) em Química: motivações e o curso de Licenciatura
DOI:
https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i2.1974Resumo
O objetivo deste estudo foi compreender, por meio de narrativas autobiográficas, como as experiências formativas adquiridas pelos/as licenciandos/as em Química de uma universidade pública do Nordeste motivaram na escolha e na permanência no curso. Nas narrativas, percebe-se o quanto as experiências, os sonhos, a família, a realidade de vida, a busca pela ascendência profissional e pelo conhecimento aprofundado e, principalmente, um professor marcante podem interferir nas decisões e nas motivações acerca do futuro profissional. Dentre as experiências formativas que contribuíram para a formação inicial, o PIBID se destaca como elo entre o futuro docente e a profissão. Por isso, faz-se necessário desenvolver pesquisas a fim de compreender os aspectos vivenciados pelos futuros docentes durante a formação inicial, pois esses aspectos podem interferir nas escolhas pela opção e permanência no curso e pode influenciar na futura prática como docente.
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