El juego como artefacto intercultural y mediador pedagógico en la enseñanza de las ciencias
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v5i1-2.2745Resumo
A diversidade cultural na escola, o desconhecimento do jogo como elemento sociocultural e o ensino ocidentalizado de ciências têm sido constantes no contexto educacional. Este texto mostra os resultados parciais do trabalho de doutorado conceituado a partir de 3 referências: diversidade e diferença cultural, ensino de ciências e jogos. O objetivo é caracterizar o jogo como artefato intercultural e mediador pedagógico nas aulas de ciências. A abordagem metodológica é qualitativa e enquadrada no paradigma interpretativo. São utilizados pesquisa-ação participativa e mapeamento bibliográfico informativo. Os resultados parciais indicaram que a abordagem do tema em questão é escassa e que o jogo é concebido principalmente como um recurso didático. Concluímos que, por ser um assunto pouco estudado, torna-se uma possibilidade de conhecer, reconhecer e inserir os saberes tradicionais locais no ensino de ciências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Ludus Scientiae
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).