El juego como artefacto intercultural y mediador pedagógico en la enseñanza de las ciencias
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v5i1-2.2745Resumo
A diversidade cultural na escola, o desconhecimento do jogo como elemento sociocultural e o ensino ocidentalizado de ciências têm sido constantes no contexto educacional. Este texto mostra os resultados parciais do trabalho de doutorado conceituado a partir de 3 referências: diversidade e diferença cultural, ensino de ciências e jogos. O objetivo é caracterizar o jogo como artefato intercultural e mediador pedagógico nas aulas de ciências. A abordagem metodológica é qualitativa e enquadrada no paradigma interpretativo. São utilizados pesquisa-ação participativa e mapeamento bibliográfico informativo. Os resultados parciais indicaram que a abordagem do tema em questão é escassa e que o jogo é concebido principalmente como um recurso didático. Concluímos que, por ser um assunto pouco estudado, torna-se uma possibilidade de conhecer, reconhecer e inserir os saberes tradicionais locais no ensino de ciências.
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