Uso do anime hataraku saibou (cells at work!) numa proposta metodológica para o ensino de biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v5i1-2.2835

Resumo

O ensino de Biologia é marcado pela necessidade de estratégias consonantes com a realidade sociocultural do alunado, a fim de motivá-los a participar dos processos de ensino e de aprendizagem. Animes e mangás destacam-se por serem ferramentas audiovisuais com potencialidades pedagógicas no contexto educacional. O trabalho objetivou utilizar o anime Hataraku Saibou como ferramenta didática analisando suas contribuições nos processos de ensino e de aprendizagem de temas envolvendo o eixo “Ser Humano e Saúde” de forma lúdica e contextualizada. Foi aplicada uma sequência didática, envolvendo exibição do anime e Oficina Criativa de elaboração de mangás por alunos. Foram aplicados questionários pré e pós-teste para avaliar a aprendizagem e os conhecimentos prévios. Constatou-se que os alunos foram receptivos ao uso de tais ferramentais e possuíam conhecimentos prévios sobre a temática. Evidenciou-se contribuições do anime Hataraku Saibou e das produções de mangás autorais para a aprendizagem de conceitos científicos, infere-se a necessidade de realização de novos trabalhos que forneçam dados mais substanciais acerca do emprego dessas mídias em sala de aula. 

Biografia do Autor

Carina Ioná de Oliveira Torres, Centro Universitário FACEX

Licenciada em Ciências Biológicas (UNIFACEX) ex-bolsista PIBIC do Programa de Integração da Ciência, Tecnologia e Inovação com a Educação Básica. Atualmente é pós-graduanda em Biologia Estrutural e Funcional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Clecio Danilo Dias da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Sistemática e Evolução pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Tecnologias e Educação a Distância pela Faculdade São Luís (FSL). Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex (UNIFACEX) e Pedagogia pelo Centro Universitário UNINTER. Tem experiência em Zoologia de Invertebrados, Ecologia aplicada; Educação em Ciências e Educação Ambiental. Áreas de interesse: Fauna Edáfica; Taxonomia e Ecologia de Collembola; Ensino de Biodiversidade e Educação para Sustentabilidade.

Narita Renata de Melo Seixas, Centro Universitário FACEX

Mestranda no programa de pós-graduação em Psicobiologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN - 2021.1), e estudante no curso de especialização em Gestão e Educação Ambiental pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI - 2021.1). Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex (UNIFACEX - 2020.2). Possui formação de nível técnico no curso de Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN - 2015.2).

Priscila Daniele Fernandes Bezerra, Centro Universitário FACEX

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Meio Ambiente e Gestão dos Recursos Naturais pela FACEX (UNIFACEX) Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (UNIFACEX), graduada em Pedagogia pela UNINTER. Atua principalmente em Gestão e Educação Ambiental, Biodiversidade, Bioética, Anatomia, Fisiologia Vegetal e Ensino de Ciências e Biologia.

Lucia Maria de Almeida, SME - UNIFACEX

Doutora em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Tecnologia Educacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente atua como docente da Secretária Municipal de Educação (SME) e do Centro Universitário Facex (UNIFACEX) no curso de Ciências Biológicas. Tem experiência em Zoologia, com ênfase em comportamento animal, e na área de Educação com ênfase em ensino e aprendizagem. Áreas de interesse: Educação, Ensino de Ciências; Ecologia comportamental.

Downloads

Publicado

31.12.2021

Como Citar

de Oliveira Torres, C. I. ., Dias da Silva, C. D. ., de Melo Seixas, N. R., Fernandes Bezerra, P. D., & de Almeida, L. M. (2021). Uso do anime hataraku saibou (cells at work!) numa proposta metodológica para o ensino de biologia. evista Eletrônica udus cientiae, 5(1-2). https://doi.org/10.30691/relus.v5i1-2.2835

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa