Uso do anime hataraku saibou (cells at work!) numa proposta metodológica para o ensino de biologia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v5i1-2.2835

Abstract

The teaching of Biology is marked by the need for strategies consonant with the sociocultural reality of the student, in order to motivate them to participate in the teaching and learning processes. Anime and manga stand out for being audiovisual tools with pedagogical potential in the educational context. The work aimed to use the anime Hataraku Saibou as a didactic tool analyzing their contributions in the teaching and learning processes of themes involving the "Human Being and Health" axis in a playful and contextualized way. A didactic sequence was applied, involving exhibition of the anime and Creative Workshop of writing manga by students. Pre-test and post-test questionnaires were applied to evaluate learning and previous knowledge. It was found that the students were receptive to the use of such tools and had previous knowledge on the subject. Contributions from the anime Hataraku Saibou and the authorial manga productions to the learning of scientific concepts were evidenced, as well as the need to carry out new works that provide more substantial data about the use of these media in the classroom.

Author Biographies

Carina Ioná de Oliveira Torres, Centro Universitário FACEX

Licenciada em Ciências Biológicas (UNIFACEX) ex-bolsista PIBIC do Programa de Integração da Ciência, Tecnologia e Inovação com a Educação Básica. Atualmente é pós-graduanda em Biologia Estrutural e Funcional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Clecio Danilo Dias da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Sistemática e Evolução pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Tecnologias e Educação a Distância pela Faculdade São Luís (FSL). Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex (UNIFACEX) e Pedagogia pelo Centro Universitário UNINTER. Tem experiência em Zoologia de Invertebrados, Ecologia aplicada; Educação em Ciências e Educação Ambiental. Áreas de interesse: Fauna Edáfica; Taxonomia e Ecologia de Collembola; Ensino de Biodiversidade e Educação para Sustentabilidade.

Narita Renata de Melo Seixas, Centro Universitário FACEX

Mestranda no programa de pós-graduação em Psicobiologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN - 2021.1), e estudante no curso de especialização em Gestão e Educação Ambiental pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI - 2021.1). Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex (UNIFACEX - 2020.2). Possui formação de nível técnico no curso de Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN - 2015.2).

Priscila Daniele Fernandes Bezerra, Centro Universitário FACEX

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Meio Ambiente e Gestão dos Recursos Naturais pela FACEX (UNIFACEX) Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (UNIFACEX), graduada em Pedagogia pela UNINTER. Atua principalmente em Gestão e Educação Ambiental, Biodiversidade, Bioética, Anatomia, Fisiologia Vegetal e Ensino de Ciências e Biologia.

LUCIA, SME - UNIFACEX

Doutora em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Tecnologia Educacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente atua como docente da Secretária Municipal de Educação (SME) e do Centro Universitário Facex (UNIFACEX) no curso de Ciências Biológicas. Tem experiência em Zoologia, com ênfase em comportamento animal, e na área de Educação com ênfase em ensino e aprendizagem. Áreas de interesse: Educação, Ensino de Ciências; Ecologia comportamental.

Published

2021-12-31

How to Cite

de Oliveira Torres, C. I. ., Dias da Silva, C. D. ., de Melo Seixas, N. R., Fernandes Bezerra, P. D., & LUCIA. (2021). Uso do anime hataraku saibou (cells at work!) numa proposta metodológica para o ensino de biologia. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 5(1-2). https://doi.org/10.30691/relus.v5i1-2.2835

Issue

Section

Artigos Científicos de Pesquisa