Uso do anime hataraku saibou (cells at work!) numa proposta metodológica para o ensino de biologia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v5i1-2.2835

Resumen

La enseñanza de Biología está marcada por la necesidad de estrategias consonantes con la realidad sociocultural del alunado, a fin de motivarlos a participar de los procesos de enseñanza y de aprendizaje. Animes y manga se destacan por ser herramientas audiovisuales con potencialidades pedagógicas en el contexto educativo. El trabajo tuvo como objetivo utilizar el anime Hataraku Saibou como herramienta didáctica analizando sus contribuciones en los procesos de enseñanza y de aprendizaje de temas envolviendo el eje "Ser Humano y Salud" de forma lúdica y contextualizada. Se aplicó una secuencia didáctica, que involucra la exhibición del anime y el Taller Creativo de elaboración de manga por los estudiantes. Se aplicaron cuestionarios previos y posteriores a la prueba para evaluar el aprendizaje y los conocimientos previos. Se constató que los alumnos fueron receptivos al uso de tales herramientas y poseían conocimientos previos sobre la temática. Se evidenció contribuciones del anime Hataraku Saibou y de las producciones de manga autorales para el aprendizaje de conceptos científicos, se infiere la necesidad de realizar nuevos trabajos que proporcionen datos más sustanciales sobre el empleo de esos medios en el aula.

Biografía del autor/a

Carina Ioná de Oliveira Torres, Centro Universitário FACEX

Licenciada em Ciências Biológicas (UNIFACEX) ex-bolsista PIBIC do Programa de Integração da Ciência, Tecnologia e Inovação com a Educação Básica. Atualmente é pós-graduanda em Biologia Estrutural e Funcional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Clecio Danilo Dias da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Sistemática e Evolução pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Tecnologias e Educação a Distância pela Faculdade São Luís (FSL). Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex (UNIFACEX) e Pedagogia pelo Centro Universitário UNINTER. Tem experiência em Zoologia de Invertebrados, Ecologia aplicada; Educação em Ciências e Educação Ambiental. Áreas de interesse: Fauna Edáfica; Taxonomia e Ecologia de Collembola; Ensino de Biodiversidade e Educação para Sustentabilidade.

Narita Renata de Melo Seixas, Centro Universitário FACEX

Mestranda no programa de pós-graduação em Psicobiologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN - 2021.1), e estudante no curso de especialização em Gestão e Educação Ambiental pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI - 2021.1). Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex (UNIFACEX - 2020.2). Possui formação de nível técnico no curso de Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN - 2015.2).

Priscila Daniele Fernandes Bezerra, Centro Universitário FACEX

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Meio Ambiente e Gestão dos Recursos Naturais pela FACEX (UNIFACEX) Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (UNIFACEX), graduada em Pedagogia pela UNINTER. Atua principalmente em Gestão e Educação Ambiental, Biodiversidade, Bioética, Anatomia, Fisiologia Vegetal e Ensino de Ciências e Biologia.

Lucia Maria de Almeida, SME - UNIFACEX

Doutora em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Tecnologia Educacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente atua como docente da Secretária Municipal de Educação (SME) e do Centro Universitário Facex (UNIFACEX) no curso de Ciências Biológicas. Tem experiência em Zoologia, com ênfase em comportamento animal, e na área de Educação com ênfase em ensino e aprendizagem. Áreas de interesse: Educação, Ensino de Ciências; Ecologia comportamental.

Publicado

2021-12-31

Cómo citar

de Oliveira Torres, C. I. ., Dias da Silva, C. D. ., de Melo Seixas, N. R., Fernandes Bezerra, P. D., & de Almeida, L. M. (2021). Uso do anime hataraku saibou (cells at work!) numa proposta metodológica para o ensino de biologia. evista Eletrônica udus cientiae, 5(1-2). https://doi.org/10.30691/relus.v5i1-2.2835

Número

Sección

Artigos Científicos de Pesquisa