Gamificação no ensino de ciências: desenvolvimento de uma plataforma de gerenciamento das atividades

Autores

Resumo

O termo gamificação é recente e entrou na educação como estratégia de ensino e no favorecimento da motivação, sendo mais conhecida e utilizada no contexto remoto de ensino durante a pandemia do Covid-19. Mas como gamificar no contexto remoto, gerenciar todas as atividades e fornecer feedback? O objetivo deste artigo é apresentar as etapas de desenvolvimento de uma plataforma de gerenciamento, utilizando o Google Classroom e Google Planilhas, bem como as atividades gamificadas aplicadas com licenciandos do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Maranhão, na disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências Naturais. A estruturação tomou por base os elementos de game propostos por Schell, adaptados por outros autores ao contexto da gamificação: Mecânica, Dinâmica e Estética (Componente). A ementa da disciplina foi dividida em cinco grandes jornadas (desafios) inseridas em um enredo no qual os alunos eram os protagonistas. A plataforma permitiu um maior gerenciamento e feedback das atividades e as dinâmicas proporcionaram um bom envolvimento, motivação e cooperação dos alunos.

 

Biografia do Autor

Hawbertt Rocha Costa, Universidade Federal do Maranhão

Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão em Bacabal-MA no curso de Licenciatura em Ciências Naturais e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática no Campus Dom Delgado da UFMA. Licenciado em Química, Mestre em Química Análitica e Doutor em Educação para Ciência. 

Dulce Márcia Cruz , Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora Associada do Departamento de Metodologia de Ensino e Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação (UFSC). Graduada em Rádio e TV (FAAP). Mestre em Sociologia Política e Doutora em Engenharia de Produção (UFSC). Líder do Grupo de Pesquisa EDUMÍDIA. 

Carlos Alberto Marques, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor titular na UFSC. É licenciado em Química, Doutor em Ciências Químicas (Itália). Pós-doc em Ensino da Química Verde (Itália e Portugal). Professor na Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica.   

Downloads

Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa