O lúdico na formação inicial dos professores de ciências e química das instituições federais do estado de Goiás
Resumo
Neste trabalho apresentamos como tema a ludicidade na formação inicial com o objetivo de demonstrar a importância da formação lúdica para os professores de química e ciências. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa através de levantamento e leitura bibliográfica, trazendo como autor base Cardoso (2008 e 2013), e procedemos a análise das ementas dos cursos de Licenciatura em Química das IES federais de Goiás. Apresentamos o ano de criação de cada PPC, além do quantitativo de disciplinas presentes em cada um desses documentos, colocando em evidência e análise aqueles componentes curriculares que abordam o lúdico na ementa e/ou referências. Percebemos que nem todas as instituições de ensino tratam do lúdico nos cursos de Licenciatura em Química. As mais estruturadas é a da UFG - campus Samambaia e IFG - campus Anápolis, tendo como bibliografia comum, Soares (2013). Percebemos que o lúdico é trabalhado nas instituições em questão, porém é necessário um olhar mais aprofundado no ementário, para que o tema a venha ser mais estruturado e completo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Ludus Scientiae
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).