O lúdico na formação inicial dos professores de ciências e química das instituições federais do estado de Goiás

Autores

Resumo

Neste trabalho apresentamos como tema a ludicidade na formação inicial com o objetivo de demonstrar a importância da formação lúdica para os professores de química e ciências. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa através de levantamento e leitura bibliográfica, trazendo como autor base Cardoso (2008 e 2013), e procedemos a análise das ementas dos cursos de Licenciatura em Química das IES federais de Goiás. Apresentamos o ano de criação de cada PPC, além do quantitativo de disciplinas presentes em cada um desses documentos, colocando em evidência e análise aqueles componentes curriculares que abordam o lúdico na ementa e/ou referências. Percebemos que nem todas as instituições de ensino tratam do lúdico nos cursos de Licenciatura em Química. As mais estruturadas é a da UFG - campus Samambaia e IFG - campus Anápolis, tendo como bibliografia comum, Soares (2013). Percebemos que o lúdico é trabalhado nas instituições em questão, porém é necessário um olhar mais aprofundado no ementário, para que o tema a venha ser mais estruturado e completo.

Downloads

Publicado

27.12.2022

Como Citar

dos Reis Santos, F., & Lopes Ferreira , G. (2022). O lúdico na formação inicial dos professores de ciências e química das instituições federais do estado de Goiás. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 6(Contínuo). Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/3011