Ludicidade na digitalidade, uma proposta lúdica quanto ao uso dos dispositivos móveis no ensino da botânica
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v5i1-2.3147Resumo
O trabalho apresenta parte de uma dissertação de mestrado que propõem a utilização de novas tecnologias, como o smartphone e o ciberespaço da rede social, Instagram. Foi desenvolvida uma gincana com estudantes da 2ª série do Ensino Médio, como intervenção pedagógica durante algumas aulas de botânica. O problema de pesquisa que o trabalho buscou responder foi como o estudante, nativo digital, percebe o uso dos dispositivos móveis no processo de ensino nas aulas de botânica. A metodologia da pesquisa desenvolvida foi qualitativa, num grupo de discussão, os estudantes foram ouvidos, quanto à utilização dos smartphones no ensino da botânica. Os desafios da gincana se apresentaram como resultados dessa pesquisa à luz da análise de conteúdo, que evidenciaram como os estudantes se posicionam positivamente quanto ao uso dos dispositivos móveis no ensino da botânica. Além disso, os desafios da gincana contribuíram para que os estudantes percebessem outras maneiras de o conteúdo de botânica ser desenvolvido e que um jogo pode ser sério e ao mesmo tempo divertido e engajador.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Ludus Scientiae
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).