Lugar en digitalidade, uma afortunada propuesta sobre el uso de dispositivos móviles em la ensenanza botánica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v5i1-2.3147

Resumen

El trabajo presenta parte de una tesis de maestría que propone el uso de nuevas tecnologías, como el teléfono inteligente y el ciberespacio de la red social, Instagram. Se desarrolló una búsqueda del tesoro con estudiantes de segundo grado de secundaria, como una intervención pedagógica durante algunas clases de botánica. El problema de investigación que buscó dar respuesta al trabajo fue cómo el alumno, nativo digital, percibe el uso de dispositivos móviles en el proceso de enseñanza en las clases de botánica. La metodología de investigación desarrollada fue cualitativa, en un grupo de discusión se escuchó a los estudiantes sobre el uso de teléfonos inteligentes en la enseñanza de la botánica. Los desafíos de la búsqueda del tesoro se presentaron como resultado de esta investigación a la luz del análisis de contenido, que mostró cómo los estudiantes se posicionan positivamente con respecto al uso de dispositivos móviles en la enseñanza de la botánica. Además, los desafíos de la búsqueda del tesoro ayudaron a los estudiantes a darse cuenta de otras formas en que se desarrolla el contenido de botánica y que un juego puede ser serio y al mismo tiempo divertido y atractivo.

Biografía del autor/a

Michelly Morato de Souza Fama, PPGEduC/UnB

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Brasília (2010), mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília (2019). É doutoranda em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília (em andamento) na linha de pesquisa Lúdico no Ensino de Ciências. Participa do grupo de estudos Lúdicos no Instituto de Química da UnB. Atualmente é professor de Ciências e Biologia - Colégio Cor Jesu, Rede Sagrado, desenvolvendo projetos (internos) interdisciplinares. Responsável pelas saídas de estudos voltadas às áreas biológicas, atividades científico-investigativas laboratoriais. Tem experiência na área de Educação em Ciências Biológicas, com ênfase em ensino-aprendizagem, educação científica e ludicidade.

Lenise Aparecida Martins Garcia, IB/UnB

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (1989). Foi professora da Universidade de Brasília de 1985 a 2019, da disciplina de Microbiologia, ofertada para Biologia e para diversos cursos da área de Saúde, atualmente aposentada. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, ensino de ciências, educação a distancia e formação de professores. Desenvolveu a metodologia interdisciplinar da "Educação Ambiental Sustentável", na que se formaram centenas de professores da Educação Básica. De 2004 a 2008 foi coordenadora geral e em 2008 e 2009 coordenadora pedagógica da Licenciatura em Biologia a Distância do Consórcio Setentrional envolvendo 10 Universidades em 8 Estados. Participou da formação de supervisores, professores, tutores e preceptores desse curso, em atividades presenciais e por meio da elaboração de materiais a distância. Entre 2011 e 2013 foi coordenadora dessa Licenciatura na UnB. É professora e orientadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da UnB. Atua também na área de Bioética, tendo participado de três audiências públicas no Supremo Tribunal Federal e diversas no Congresso Nacional sobre a temática. Desde 2017 é membro do Conselho Nacional de Saúde (CNS), como representante de usuários, e no âmbito do CNS é Coordenadora Adjunta da Comissão de Ciência e Tecnologia e Assistência Farmacêutica, e membro da Comissão Intersetorial de Saúde das Mulheres. Participou da Comissão Organizadora e da Comissão de Relatoria da 2a Conferência Nacional de Saúde das Mulheres (2017) e da 16a Conferência Nacional de Saúde (2019).

Eduardo Luiz Dias Cavalcanti, Universidade de Brasília (UnB)

Possui graduação em Licenciatura Em Química pela Universidade Federal de Goiás (2003), mestrado em Química pela Universidade Federal de Goiás (2007) e Doutorado em Química pela Universidade Federal de Goiás (2011).Foi professor da Universidade Federal da Bahia por 5 anos, atuando no Instituto Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável, na cidade de Barreiras, lá foi Coordenador de área do PIBID, atuou no Projeto Ciência Móvel - O Caminhão da Ciência e foi coordenador da Olimpíada Baiana de Química. Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília, coordenador do curso de Licenciatura em Química, coordenador de área do PIBID. Possui experiência na área de Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos e atividades lúdicas, experimentação e avaliação e aprendizagem por meio do Lúdico.

Publicado

2021-12-31

Cómo citar

Morato de Souza Fama, M. ., Aparecida Martins Garcia, L., & Cavalcanti, E. L. D. (2021). Lugar en digitalidade, uma afortunada propuesta sobre el uso de dispositivos móviles em la ensenanza botánica. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 5(1-2). https://doi.org/10.30691/relus.v5i1-2.3147

Número

Sección

Artigos Científicos de Pesquisa