Escape room pedagógico como uma estratégia de aprendizagem para o desenvolvimento das competências educacionais e desencadeamento do flow

Autores/as

  • Carolin Fátima Duffek Mariano Pscheidt Secretaria de Estado da Educação (SED/SC)
  • Maria das Graças Cleophas Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) http://orcid.org/0000-0002-5611-2437

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v5i1-2.3187

Resumen

Este artículo es un relato de experiencia sobre el abordaje de los juegos de Escape Room en formatos pedagógicos y es el resultado del trabajo de tesis de maestría “EscapeCie como estrategia de aprendizaje basada en juegos: del flow a las habilidades educativas necesarias para la enseñanza de las ciencias”. Su propósito fue verificar los aportes de un juego Pedagógico Escape Room en relación con el desarrollo de habilidades educativas, tales como Creatividad, Comunicación, Colaboración y Pensamiento Crítico, además de su posible influencia para promover el desencadenamiento del flow. La investigación cualitativa que aquí se presenta es del tipo Intervención Pedagógica y se llevó a cabo en una escuela pública de Rio Negrinho / SC con alumnos del noveno grado de la escuela primaria II. Los datos se analizaron mediante el análisis de contenido de Bardin. Los resultados muestran que el juego "EscapeCie" favoreció el desarrollo de las habilidades de 4C y también demostró contener características motivacionales que pueden conducir al compromiso y desencadenar flow.

Biografía del autor/a

Maria das Graças Cleophas, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Graduada em Química Industrial pela universidade Federal da Paraíba e licenciada em Química pela mesma Universidade. Mestre em Físico-química pela Universidade Federal da Paraíba. Foi coordenadora do Programa de Iniciação à Docência - PIBID fomentado pela CAPES e contribuiu administrativamente atuando como vice coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Atualmente é professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). É doutora em Ensino das Ciências, com ênfase no ensino de Química, pela UFRPE. Tem experiência no ensino de Química, atuando principalmente nas seguintes áreas de pesquisa: Problematização para o ensino de Ciências; Instrumentação para o Ensino da Química; História da Química; Desenvolvimento de atividades lúdicas para o ensino e aprendizagem da Química; Inserção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para o ensino de Ciências; Uso de m-learning para o ensino das Ciências; Formação de Professores de Ciências, entre outras.

Publicado

2021-12-31

Cómo citar

Duffek Mariano Pscheidt, C. F., & Cleophas, M. das G. (2021). Escape room pedagógico como uma estratégia de aprendizagem para o desenvolvimento das competências educacionais e desencadeamento do flow . evista Eletrônica udus cientiae, 5(1-2). https://doi.org/10.30691/relus.v5i1-2.3187

Número

Sección

Relatos de Pesquisa ou de Experiências