Escape room pedagógico como uma estratégia de aprendizagem para o desenvolvimento das competências educacionais e desencadeamento do flow
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v5i1-2.3187Resumo
Este artigo é um relato de experiência, cujo propósito esteve intencionado em verificar as contribuições do Escape Room Pedagógico em relação ao desenvolvimento de competências educacionais, tais como a Criatividade, Comunicação, Colaboração e Pensamento Crítico, além da sua possível influência para promover o desencadeamento do flow. A pesquisa qualitativa aqui apresentada é do tipo Intervenção Pedagógica e foi realizada em uma escola estadual em Rio Negrinho/SC com alunos do nono ano do Ensino Fundamental II. Os dados foram analisados à luz da Análise de Conteúdos de Bardin e os resultados obtidos apontam que o jogo “EscapeCie” favoreceu o desenvolvimento de todas as competências 4C’s e também demonstrou um alto potencial na promoção do engajamento dos alunos, denotando, desse modo, que ele ajudou a desencadear um estado mental ideal porque eles permaneceram totalmente imersos em resolver os desafios do jogo, demonstrando um alto envolvimento e prazer em permanecer na atividade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Ludus Scientiae
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).