Escape room pedagógico como uma estratégia de aprendizagem para o desenvolvimento das competências educacionais e desencadeamento do flow

Authors

  • Carolin Fátima Duffek Mariano Pscheidt Secretaria de Estado da Educação (SED/SC)
  • Maria das Graças Cleophas Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) http://orcid.org/0000-0002-5611-2437

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v5i1-2.3187

Abstract

This article is an experience report on the approach of Escape Room games in pedagogical formats and is the result of the master's thesis work “EscapeCie as a Game-Based Learning Strategy: from flow to the educational skills necessary for teaching science”. Its purpose was to verify the contributions of a Pedagogical Escape Room game in relation to the development of educational skills, such as Creativity, Communication, Collaboration and Critical Thinking, in addition to its possible influence to promote the triggering of flow. The qualitative research presented here is of the Pedagogical Intervention type and was carried out in a state school in Rio Negrinho/SC with students from the ninth grade of elementary school II. Data were analyzed using Bardin's Content Analysis. The results show that the game "EscapeCie" favored the development of 4C's skills and also demonstrated to contain motivational characteristics that can lead to engagement and trigger flow.

Author Biography

Maria das Graças Cleophas, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Graduada em Química Industrial pela universidade Federal da Paraíba e licenciada em Química pela mesma Universidade. Mestre em Físico-química pela Universidade Federal da Paraíba. Foi coordenadora do Programa de Iniciação à Docência - PIBID fomentado pela CAPES e contribuiu administrativamente atuando como vice coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Atualmente é professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). É doutora em Ensino das Ciências, com ênfase no ensino de Química, pela UFRPE. Tem experiência no ensino de Química, atuando principalmente nas seguintes áreas de pesquisa: Problematização para o ensino de Ciências; Instrumentação para o Ensino da Química; História da Química; Desenvolvimento de atividades lúdicas para o ensino e aprendizagem da Química; Inserção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para o ensino de Ciências; Uso de m-learning para o ensino das Ciências; Formação de Professores de Ciências, entre outras.

Published

2021-12-31

How to Cite

Duffek Mariano Pscheidt, C. F., & Cleophas, M. das G. (2021). Escape room pedagógico como uma estratégia de aprendizagem para o desenvolvimento das competências educacionais e desencadeamento do flow . evista Eletrônica udus cientiae, 5(1-2). https://doi.org/10.30691/relus.v5i1-2.3187

Issue

Section

Relatos de Pesquisa ou de Experiências