Ação e reflexão sobre a ação no desenvolvimento da história em quadrinhos “in situ: uma aventura visceral”

Autores

Resumo

Este artigo consiste em uma reflexão da experiência de discentes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas na construção e desenvolvimento da HQ “In Situ: Uma Aventura Visceral”, bem como suas possíveis aplicações no processo de ensino-aprendizagem. A elaboração do artefato envolveu três fases: levantamento e análise de dados, criação e documentação e desenvolvimento. Posteriori, o produto foi submetido a um processo de validação por licenciandos do curso de Ciências Biológicas e profissionais da educação das áreas de Ciências e Biologia, e as respostas foram analisadas quanto aos seus significados e subjetividades por meio da Análise de Conteúdo. A HQ apresentada possui treze personagens, duzentos e três quadrinhos, distribuídos em cinquenta e oito páginas ilustradas e coloridas digitalmente. Quanto à validação, este artefato revelou-se um excelente recurso para a aplicação de metodologias alternativas que operam ativamente no ensino de Ciências e Biologia.

Biografia do Autor

Lucas Evangelista dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal (PPGBV) pelo Laboratório de Genética Vegetal e Toxicológica da UFES. É bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Está cursando pós-graduação em Educação e Divulgação em Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) desde 2023. Possui experiência nas áreas de Produtos Naturais, Fisiologia Molecular de Plantas e Atividades Biológicas de extratos vegetais com potencial uso terapêutico. Foi professor voluntário da equipe de Biologia no Projeto Enem Comunitário - IFES. Além disso, possui experiência em Divulgação Científica com ênfase no desenvolvimento de materiais didáticos e histórias em quadrinhos.

Arthur de Araújo, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduando em Licenciatura no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).  Experiência na área de Educação, com ênfase na produção de materiais didáticos e Histórias em quadrinhos no ensino de Ciências.

Henrique Baldo Carlos, Universidade Federal do Espírito Santo

Bacharel (2021) e Licenciado (2022) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pós-graduando em Educação e Divulgação em Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), desde 2023. Estudante do curso de nível técnico em Programação de Jogos Digitais do Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho, desde 2022. Atualmente atua como colaborador no Laboratório de Interações Biológicas (LabIBio), desde 2017. Foi aluno do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), (2021-2022) e do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC), (2020-2021). Atuou como estagiário bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Romulo Castello pelo Projeto de Residência Pedagógica (RP), (2020-2022), e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Edna de Mattos Siqueira Gaudio pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), (2018-2020). Possui experiência em Ecologia, com ênfase no estudo da interação biológica abelha-planta, e experiência em Divulgação Científica, com ênfase no desenvolvimento de jogos didáticos de mesa e jogos didáticos de mídia eletrônica.

Larissa de Freitas Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Biologia Vegetal/UFES, Graduada em bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atuou como estagiária voluntária no Laboratório de Genética e Toxicologia Vegetal (LGVT) desde 2017; como aluna de Iniciação Científica UFES (2018-2019); como estagiária de educação especial da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Orlandina de Almeida Lucas em 2020. Possui experiência em Produtos Naturais e Atividades biológicas de extratos vegetais com potencial uso terapêutico. Também possui experiência em Divulgação Científica, com ênfase no desenvolvimento de jogos didáticos de mesa.

Maria do Carmo Pimentel Batitucci, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Titular na Universidade Federal do Espírito Santo desde 1993. Atua na área de Genética, com trabalhos em Avaliação de Mutagenicidade e Antimutagenicidade de Plantas Medicinais, Mutagênese Ocupacional e Biologia Molecular de Plantas e na área de Ensino de Ciências e Biologia, com participação em projetos institucionais (PIBID, PIIC/UFES e outros) e orientações em trabalhos de conclusão de curso, disertações e teses. Doutorado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003), Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (1989), com o trabalho "Indução de aberrações cromossômicas por radiação gama em milho". Bacharel (ênfase em Genética) e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal (UFES). Bolsista do Programa Pesquisador Capixaba da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES).

Downloads

Publicado

31.12.2023

Como Citar

Evangelista dos Santos, L., de Araújo, A., Baldo Carlos, H., de Freitas Almeida, L., & Pimentel Batitucci, M. do C. (2023). Ação e reflexão sobre a ação no desenvolvimento da história em quadrinhos “in situ: uma aventura visceral”. evista Eletrônica udus cientiae, 7. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/4097

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa