Desafio do caminho: um jogo para revisão conceitual de mecânica em física
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v9.4154Resumo
Em um cenário de aulas remotas devido a pandemia causada pelo coronavírus foi elaborado um jogo associando a ludicidade e a aprendizagem. O jogo Desafio do Caminho foi desenvolvido com uso do software PowerPoint, que possui várias funcionalidades e oferece diversos recursos como hiperlinks, efeitos de animação, figuras, sons, etc., tendo toda sua dinâmica embasada nos recursos de animação disponibilizados pelo próprio software. Com intuito de verificar a assimilação dos conceitos básicos abordados na mecânica, após apresentados aos alunos pelas aulas expositivas, o jogo atendeu bem as expectativas ao ser aplicado em sala de aula para alunos do 1º e 3º ano do Ensino Médio, possibilitando aos alunos a revisão conceitual dos conteúdos abordados, atuando como ferramenta de ensino capaz de proporcionar a aprendizagem, estimulando e motivando os alunos, além de favorecer as relações afetivas e as interações sociais. Enquanto recurso pedagógico, o jogo encaminhou o professor na condição de mediador, orientador, que instiga e avalia o aprendizado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Ludus Scientiae

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).