Desafio do caminho: um jogo para revisão conceitual de mecânica em física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v9.4154

Resumo

Em um cenário de aulas remotas devido a pandemia causada pelo coronavírus foi elaborado um jogo associando a ludicidade e a aprendizagem. O jogo Desafio do Caminho foi desenvolvido com uso do software PowerPoint, que possui várias funcionalidades e oferece diversos recursos como hiperlinks, efeitos de animação, figuras, sons, etc., tendo toda sua dinâmica embasada nos recursos de animação disponibilizados pelo próprio software. Com intuito de verificar a assimilação dos conceitos básicos abordados na mecânica, após apresentados aos alunos pelas aulas expositivas, o jogo atendeu bem as expectativas ao ser aplicado em sala de aula para alunos do 1º e 3º ano do Ensino Médio, possibilitando aos alunos a revisão conceitual dos conteúdos abordados, atuando como ferramenta de ensino capaz de proporcionar a aprendizagem, estimulando e motivando os alunos, além de favorecer as relações afetivas e as interações sociais. Enquanto recurso pedagógico, o jogo encaminhou o professor na condição de mediador, orientador, que instiga e avalia o aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01.11.2025

Como Citar

Augusto Silva Baldez, A., & Simplício Carvalho, R. (2025). Desafio do caminho: um jogo para revisão conceitual de mecânica em física. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 9, 67–80. https://doi.org/10.30691/relus.v9.4154