Ludicidade em práticas investigativas: o 'jogo descobrindo o sistema digestório' na construção de saberes científicos

Autores

Resumo

Com a preocupação de promover ações que envolvam a comunidade escolar, propõe-se neste trabalho o uso de metodologias interativas, as quais despertem o interesse e estimulem o envolvimento dos discentes no âmbito educacional. Para tanto, traçou-se como objetivo, numa sequência de atividades pedagógicas, promover de forma lúdica, a construção de conhecimento, a fim de tornar os discentes mais familiarizados com as terminologias científicas do sistema digestório. Durante a experiência, eles tiveram oportunidade de discutir os conceitos entre si, a partir de materiais coletados durante as atividades realizadas. Assim, percebeu-se que os discentes foram capazes de adquirir novas experiências e construir conhecimentos, conquistando novos escopos para articular seus saberes. No decorrer do Jogo Descobrindo o Sistema Digestório, os estudantes assumiram uma postura proativa e colaborativa, conforme as práticas investigativas descritas no percurso metodológico, contribuindo para o protagonismo no aprendizado.

Biografia do Autor

Valéria da Silva Vieira, IFRJ

Doutora (2005) e Mestre (2001) em Ciências. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) - vinculada ao Programa de Pós graduação em Ensino de Ciências (PROPEC-IFRJ), cuja linha de pesquisa abarca Formação Docente, Ensino Ciências da Saúde e do Meio Ambiente, Metodologias Ativas e elaboração de Produto Educacional. 

Downloads

Publicado

31.12.2023

Como Citar

de Souza Cunha, E., & da Silva Vieira, V. (2023). Ludicidade em práticas investigativas: o ’jogo descobrindo o sistema digestório’ na construção de saberes científicos. evista Eletrônica udus cientiae, 7. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/4198

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa ou de Experiências