Ludicidade em práticas investigativas: o 'jogo descobrindo o sistema digestório' na construção de saberes científicos
Resumo
Com a preocupação de promover ações que envolvam a comunidade escolar, propõe-se neste trabalho o uso de metodologias interativas, as quais despertem o interesse e estimulem o envolvimento dos discentes no âmbito educacional. Para tanto, traçou-se como objetivo, numa sequência de atividades pedagógicas, promover de forma lúdica, a construção de conhecimento, a fim de tornar os discentes mais familiarizados com as terminologias científicas do sistema digestório. Durante a experiência, eles tiveram oportunidade de discutir os conceitos entre si, a partir de materiais coletados durante as atividades realizadas. Assim, percebeu-se que os discentes foram capazes de adquirir novas experiências e construir conhecimentos, conquistando novos escopos para articular seus saberes. No decorrer do Jogo Descobrindo o Sistema Digestório, os estudantes assumiram uma postura proativa e colaborativa, conforme as práticas investigativas descritas no percurso metodológico, contribuindo para o protagonismo no aprendizado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Ludus Scientiae
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).