Pac-Vid: um jogo digital para ensinar medidas de prevenção à covid-19 e o debate acerca das fake news

Autores

Resumo

A partir da circulação de uma variante do coronavírus (SARS-CoV-2), associada à COVID-19, inúmeras fake news têm sido veiculadas durante a pandemia no Brasil e no mundo. Dentre as dificuldades na gestão da grave situação sanitária no país, está a disseminação de informações falsas ao público em geral. Neste sentido, este trabalho relata a elaboração de um game educacional que visa abordar, na disciplina de Ciências do Fundamental II, medidas cientificamente comprovadas de prevenção à doença.  Com base nos elementos da Tétrade Elementar dos jogos, realizou-se o design do game digital Pac-Vid, uma modificação do clássico Pac-Man®. A avaliação do jogo, que ocorreu com uso da escala EGameFlow e questões dissertativas, contou com dez participantes (licenciandos e professores), que responderam um questionário na plataforma Google Formulários. Os resultados indicam uma boa aceitação do game para fins educacionais, bem como uma melhoria dos conhecimentos acerca da COVID-19. A socialização dessa experiência visa contribuir para a inserção de temáticas controversas no ensino de Ciências, bem como estimular que professores explorem o universo do game design. 

Biografia do Autor

Aroldo Nascimento Silva, Universidade Federal do Paraná

Licenciado em Química pelo IQUSP (2007), Mestre em Ensino de Ciências pelo programa Interunidades em Ensino de Ciências da USP (2012) e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2018). Atua na área de ensino desde a graduação, inicialmente, junto a grupos de pesquisa em Ensino de Química e, posteriormente, em instituições de ensino. Tem experiência na Educação Básica como professor de Ciências/Química e no Ensino Superior. Atualmente é professor da área de Educação Química na Universidade Federal do Paraná (UFPR) atuando principalmente no curso de graduação de Licenciatura em Ciências Exatas. Desenvolve investigações nas seguintes áreas: Formação de Professores, Educação Científica na perspectiva CTS e História e Filosofia da Ciência (HFC) no ensino de Química.

Rogério Augusto Bordini, Helmut Schmidt University, HSU

Rogério Bordini é graduado em Educação Musical e mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Doutor em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Doutor em Interação Humano-Computador na Helmut Schmidt University. Desde 2014 atua como game designer de jogos educacionais tendo colaborado na criação de jogos de Música, Enfermagem, Química e Acessibilidade, premiados em eventos nacionais e internacionais. Paralelamente ministra aulas de Artes Digitais (3D), desenvolve projetos artísticos de ambientes virtuais imersivos (VR), aplicações móveis gamificadas para tratamento psicológico e promove atividades relacionadas à divulgação científica.

Ana Paula Santos de Pinho, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Biologia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Teresa D`Ávila (2016), pós-graduação (especialização) em docência e prática de ensino em ciências pela Faculdade Descomplica (2021), e pós-graduação em Educação e Tecnologia com habilitação em Metodologias Ativas de Aprendizagem pela UFSCAR (em andamento). Durante a graduação desenvolveu trabalhos vinculados ao Laboratório de Microbiologia e Parasitologia do Centro Universitário Teresa D'Ávila como a AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO, ATIVIDADE ANTIMICROBIANA E ÍNDICE DE ACIDEZ DO ÓLEO DE COCO (Cocos nucifera L.) EXTRAÍDO POR DIFERENTES MÉTODOS. 

Downloads

Publicado

23.07.2024

Como Citar

Nascimento Silva, A., Augusto Bordini, R., & Santos de Pinho, A. P. (2024). Pac-Vid: um jogo digital para ensinar medidas de prevenção à covid-19 e o debate acerca das fake news. evista Eletrônica udus cientiae, 8. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/4241

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa ou de Experiências