Pac-Vid: um jogo digital para ensinar medidas de prevenção à covid-19 e o debate acerca das fake news

Autores/as

Resumen

A partir da circulação de uma variante do coronavírus (SARS-CoV-2), associada à COVID-19, inúmeras fake news têm sido veiculadas durante a pandemia no Brasil e no mundo. Dentre as dificuldades na gestão da grave situação sanitária no país, está a disseminação de informações falsas ao público em geral. Neste sentido, este trabalho relata a elaboração de um game educacional que visa abordar, na disciplina de Ciências do Fundamental II, medidas cientificamente comprovadas de prevenção à doença.  Com base nos elementos da Tétrade Elementar dos jogos, realizou-se o design do game digital Pac-Vid, uma modificação do clássico Pac-Man®. A avaliação do jogo, que ocorreu com uso da escala EGameFlow e questões dissertativas, contou com dez participantes (licenciandos e professores), que responderam um questionário na plataforma Google Formulários. Os resultados indicam uma boa aceitação do game para fins educacionais, bem como uma melhoria dos conhecimentos acerca da COVID-19. A socialização dessa experiência visa contribuir para a inserção de temáticas controversas no ensino de Ciências, bem como estimular que professores explorem o universo do game design. 

Biografía del autor/a

Aroldo Nascimento Silva, Universidade Federal do Paraná

Licenciado em Química pelo IQUSP (2007), Mestre em Ensino de Ciências pelo programa Interunidades em Ensino de Ciências da USP (2012) e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2018). Atua na área de ensino desde a graduação, inicialmente, junto a grupos de pesquisa em Ensino de Química e, posteriormente, em instituições de ensino. Tem experiência na Educação Básica como professor de Ciências/Química e no Ensino Superior. Atualmente é professor da área de Educação Química na Universidade Federal do Paraná (UFPR) atuando principalmente no curso de graduação de Licenciatura em Ciências Exatas. Desenvolve investigações nas seguintes áreas: Formação de Professores, Educação Científica na perspectiva CTS e História e Filosofia da Ciência (HFC) no ensino de Química.

Rogério Augusto Bordini, Helmut Schmidt University, HSU

Rogério Bordini é graduado em Educação Musical e mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Doutor em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Doutor em Interação Humano-Computador na Helmut Schmidt University. Desde 2014 atua como game designer de jogos educacionais tendo colaborado na criação de jogos de Música, Enfermagem, Química e Acessibilidade, premiados em eventos nacionais e internacionais. Paralelamente ministra aulas de Artes Digitais (3D), desenvolve projetos artísticos de ambientes virtuais imersivos (VR), aplicações móveis gamificadas para tratamento psicológico e promove atividades relacionadas à divulgação científica.

Ana Paula Santos de Pinho, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Biologia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Teresa D`Ávila (2016), pós-graduação (especialização) em docência e prática de ensino em ciências pela Faculdade Descomplica (2021), e pós-graduação em Educação e Tecnologia com habilitação em Metodologias Ativas de Aprendizagem pela UFSCAR (em andamento). Durante a graduação desenvolveu trabalhos vinculados ao Laboratório de Microbiologia e Parasitologia do Centro Universitário Teresa D'Ávila como a AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO, ATIVIDADE ANTIMICROBIANA E ÍNDICE DE ACIDEZ DO ÓLEO DE COCO (Cocos nucifera L.) EXTRAÍDO POR DIFERENTES MÉTODOS. 

Publicado

2024-07-23

Cómo citar

Nascimento Silva, A., Augusto Bordini, R., & Santos de Pinho, A. P. (2024). Pac-Vid: um jogo digital para ensinar medidas de prevenção à covid-19 e o debate acerca das fake news. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 8, 8–27. Recuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/4241

Número

Sección

Relatos de Pesquisa ou de Experiências