Pac-Vid: um jogo digital para ensinar medidas de prevenção à covid-19 e o debate acerca das fake news
Resumo
A partir da circulação de uma variante do coronavírus (SARS-CoV-2), associada à COVID-19, inúmeras fake news têm sido veiculadas durante a pandemia no Brasil e no mundo. Dentre as dificuldades na gestão da grave situação sanitária no país, está a disseminação de informações falsas ao público em geral. Neste sentido, este trabalho relata a elaboração de um game educacional que visa abordar, na disciplina de Ciências do Fundamental II, medidas cientificamente comprovadas de prevenção à doença. Com base nos elementos da Tétrade Elementar dos jogos, realizou-se o design do game digital Pac-Vid, uma modificação do clássico Pac-Man®. A avaliação do jogo, que ocorreu com uso da escala EGameFlow e questões dissertativas, contou com dez participantes (licenciandos e professores), que responderam um questionário na plataforma Google Formulários. Os resultados indicam uma boa aceitação do game para fins educacionais, bem como uma melhoria dos conhecimentos acerca da COVID-19. A socialização dessa experiência visa contribuir para a inserção de temáticas controversas no ensino de Ciências, bem como estimular que professores explorem o universo do game design.
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