TENDA ITINERANTE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTRATÉGIAS LÚDICAS COMO MEDIADORAS DO ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v4i2.2331Abstract
As cidades arborizadas conseguem promover mais qualidade de vida, conforto e lazer para os seus habitantes. Logo, percebe-se a importância da manutenção das árvores, em especial as nativas, no ambiente urbano. Diante disso, este trabalho teve como objetivo principal sensibilizar ambientalmente a comunidade de Umuarama – PR, em especial quanto à arborização urbana. Para tanto, atividades lúdicas de educação ambiental foram realizadas em ambiente formal e não formal nesta cidade, utilizando-se uma Tenda Itinerante. Ao final deste estudo, percebeu-se que esta estratégia foi capaz de despertar a participação ativa dos sujeitos, promovendo a reflexão sobre importantes questões ambientais locais. Espera-se que, a partir deste estudo, as pessoas iniciem uma mudança de comportamento em relação à preservação da arborização urbana.
References
ALMEIDA, C. G.; GÊA, B. C. C.; SIQUEIRA, M. V. B. M. Percepção ambiental da população sobre a arborização urbana do bairro centro no município de Arealva, São Paulo. REVSBAU, Curitiba, v.14, n.3, p.37-49, 2019.
ARAÚJO, A. F.; PASQUARELLI JUNIOR, V. Educação Ambiental e teatro: um caminho de pesquisa e ação. In: IV ENCONTRO PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2007a, UNESP - RIO CLARO. Anais [...] Rio Claro: IV EPEA, 2007a. Disponível em: http://www.epea.tmp.br/epea2007_anais/pdfs/plenary/TR21.pdf. Acesso em 12 mai. 2020.
ARAUJO, A.F.; PASQUARELLI JUNIOR, V. Teatro e Educação Ambiental: um estudo sobre ambiente, expressão estética e emancipação. ReMEA, v. 18, 2007b.
AVRELLA, E. D.; WEILLER, E. B.; SILVA, A. C.; HIGUCHI, P. Avaliação quali-quantitativa da arborização urbana de praças e vias públicas. Revista de Ciências Agroveterinárias, v.13, n.3, p.227-237, 2014.
BRUN, F.G.K.; LINK, D.; BRUN, E.J. O emprego da arborização na manutenção da biodiversidade de fauna em áreas urbanas. REVSBAU, Piracicaba, v.2, n.1, p.117-127, 2007.
CABRAL, P. I. D. Arborização Urbana: Problemas e Benefícios. Revista Especialize On-line IPOG – Goiânia, v.1, n.6, 2013.
CAMPANILI, M.; SCHAFFER, W. B. Mata Atlântica: manual de adequação ambiental. Brasília: MMA/SBF, 2010. 96p.
CANALE, G. R..; PERES, C. A.; GUIDORIZZI, C. E.; GATTO, C. A. F.; KIERULFF, C. M. Pervasive defaunation of forest remnants in a tropical biodiversity hotspot. PlosOne, n.7 v.8, e41671,2012.
CARREGA, M. (2014). Contributos para a Educação Ambiental no Pré-Escolar: Promoção de parcerias comunitárias no planeamento de um projecto de educação não formal a implementar no parque das conchas e dos lilases-lumiar. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-graduação em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova. Lisboa, Portugal, 2014. 147p.
CASCAIS, M. G. A.; TERÁN, A. F. Educação formal, informal e não formal na educação em ciências. Ciência em Tela. v. 7, n. 2, 2014.
FALKEMBACH, G. A. M. O lúdico e os jogos educacionais. In: Mídias na Educação. CINTED, UFRGS. 2007. 8p.
FANFA, M. S.; GUERRA, L.; TEIXEIRA, M. R. F. Educação não formal: a praia como um espaço para educação ambiental. Debates em Educação. Debates em Educação, Maceió, Vol. 11, Nº. 24, 2019.
FARIA, J. L. G; MONTEIRO, E. A.; FISCH, T. V. Arborização de vias públicas do município de Jacareí – SP. REVSBAU, v. 2, n. 4, p. 20-33, 2007.
FERNANDES, A. Biodiversidade da caatinga. In: ARAÚJO, E. L.; MOURA, A. N.; SAMPAIO, E. V. S.; GESTINARI, L. M. S.; CARNEIRO, J. M. T. Biodiversidade, conservação e uso sustentável da flora do Brasil. Recife: UFRPE/SBB, p. 42-43, 2002.
FISCHER, M. L.; CUNHA, T. R.; MOSER, A. M.; DINIZ, A. L. F. Metodologias inovadoras no ensino da bioética para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Revista EDaPECI, v. 18, n. 2, p. 128 – 142, 2018.
FREIRE, P.; HORTON, M. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
GARCIA, E. S.; BONOTTO, D. M. B. Concepções de munícipes de Rio Claro sobre a arborização urbana. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. Rio Grande, v. 34, n. 3, p. 112-129, set./dez.2017.
GONÇALVES, A.; CAMARGO, L. S.; SOARES, P. F. Influência da vegetação no conforto térmico urbano: Estudo de caso na cidade de Maringá - Paraná. In: III SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA URBANA, 2012, MARINGÁ. Anais [...] Maringá: III SIMPGEU, 2012. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/7890/271cb284edd7e7d6609a9e335b1fe1ee5341.pdf . Acesso em: 07 mai. 2020.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE). Panorama. Umuarama – Paraná. 2019. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/umuarama/panorama . Acesso em: 13 mai. 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS; SOS MATA ATLÂNTICA. São José dos Campos: INPE. Fundação SOS Mata Atlântica e INPE lançam novos dados do Atlas do bioma, 2019. Disponível em: http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=5115. Acesso em: 25 mai. 2020.
INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (IPARDES). Leituras regionais: Mesorregião Geográfica Noroeste Paranaense. Curitiba: IPARDES: BRDE, 2004. 141p.
INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (IPARDES). Caderno estatístico: Município de Umuarama, maio de 2020. 50p. Disponível em: http://www.ipardes.gov.br/cadernos/MontaCadPdf1.php?Municipio=87500&btOk=ok . Acesso em: 07 mai. 2020.
JEOVANINO-SILVA, R. M.; JEOVANINO-SILVA, A. L; CARDOSO, S. P. Guia prático em educação ambiental: sensibilizando de forma crítica, transversal e lúdica. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 9, n. 2, 2019.
LACET, A. N. O. Arborização urbana como ferramenta de educação ambiental na Escola Municipal Roberto Simonsen – Campina Grande/PB. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental). Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, PB, 2014. 55p.
LUMMERTZ, T. B.; FISCHER, M. L. O teatro como ferramenta de promoção de Educação Ambiental. Revbea, v. 12, n. 5, 2017.
MALAVASI, U. C.; MALAVASI, M. M. Avaliação da arborização urbana pelos residentes - estudo de caso em Mal. Cândido Rondon, Paraná. Ciência Florestal, v.11, n.1, p.189-193, 2001.
MENG, X.; LI, S. Study on the Environmental Education of hydraulic engineering. Applied Mechanics and Materials, v. 672-674, p. 2249-2249, 2014.
MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva: Processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.
NITSCHE, P. R.; CARAMORI, P. H.; RICCE, W. S.; PINTO, L. F. D. Atlas Climático do Estado do Paraná. Londrina: IAPAR, 2019.
PASIN, A. A. Educação ambiental como ferramenta base da arborização urbana: Desafios da sustentabilidade verde no município de Ibiraiaras – RS. Monografia (Curso de Especialização em Educação Ambiental). Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, 2014. 63p.
PASQUAL, M. O. A.; FACHINI, M. P. Espaço verde urbano – importância na dinâmica da paisagem. Produção didático-pedagógica do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), 2008. 39p. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/file/producoes_pde/md_maria_oliveta_albano_pasqual.pdf. Acesso em: 25 mai. 2020.
PEDRINI, A.G.; SAITO, C.H. (Org.) Paradigmas metodológicos em educação ambiental. Petrópolis: Vozes, 2014.
PERESTELO, S. (2017) Conceções de educadores de infância e professores de 1. º ciclo do ensino básico acerca da educação ambiental: Um estudo sobre a importância da educação ambiental. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-graduação em Educação Pré-escolar) Instituto de Educação Superior e Ciências. Lisboa. Portugal, 2017. 191p.
PINTO, B.C.T.; BORGES, J.L.C. Uma atividade de educação ambiental em espaço não formal: potencialidades do uso de bacias hidrográficas. Revista Tempos e Espaços em Educação, p. 109-124, 2015.
PIVETTA, K. F. L.; SILVA FILHO, D. F. Arborização urbana. Boletim acadêmico UNESP/FCAV/FUNEP. Série arborização urbana. Jaboticabal: FUNEP, 2002. 68 p.
REIGADA, C.; REIS, M. F. C. T. Educação ambiental para crianças no ambiente urbano: uma proposta de pesquisa-ação. Ciênc. educ. (Bauru). vol.10, n.2, pp.149-159. 2004.
RODRIGUES, G. S.; PINTO, B. C. T.; FONSECA, L. C. S.; MIRANDA, C. C. O estado da arte das práticas didático-pedagógicas em educação ambiental (período de 2010 a 2017) na revista brasileira de educação ambiental. Revbea, São Paulo, V. 14, No 1: 09-28, 2019.
ROLOFF, E. M. A importância do lúdico em sala de aula. In: SEMANA DE LETRAS, 10, 2010, Porto Alegre. Anais [...] Porto Alegre: PUC, 2010. Disponível em: https://editora.pucrs.br/anais/Xsemanadeletras/comunicacoes/Eleana-Margarete-Roloff.pdf . Acesso em: 6 maio 2020.
SANTOS, E. P. C. C.; FONTES, L. C.; NASCIMENTO, M. C.; TEIXEIRA, E. K. Arborização urbana na cidade de Ouro Branco/MG: percepção da população e plantio de árvores na comunidade. Revista Compartilhar, v. 2, n. 1, 2017.
SORRENTINO, M.; TRAJBER, R.; MENDONÇA, P.; FERRARO JUNIOR, L. A. Educação ambiental como política pública. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299, 2005.
TAKEDA, I. J. M.; BOTARI, J. C.; BOTARI, A. Levantamento e caracterizaçãoda vegetação de praçasrepresentativas do município de Umuarama – PR. In: XIII SAFETY, HEALTH AND ENVIRONMENT WORLD CONGRESS, 2013, Porto, Portugal. Anais […] Porto: XIII SHEWC, 2013. Disponível em: https://copec.eu/congresses/shewc2013/proc/works/102.pdf . Acesso em: 07 mai. 2020.
TEIXEIRA, N. F. F.; MOURA, P. E. F.; SILVA, F. A. S. A questão do meio ambiente no contexto da globalização: a Educação Ambiental em debate. Revista Equador, v. 5, n. 4, 2016.
TRISTÃO, M. P. Tecendo os fios da educação ambiental: o subjetivo e o coletivo, o pensado e o vivido. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 251-264, maio/ago. 2005.
UMUARAMA. Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Umuarama. ENGETEC: Plano de manejo: Parque Municipal São Francisco de Assis (Tucuruvi), 2016a.
UMUARAMA. Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Umuarama. ENGETEC: Plano de manejo: Parque Municipal dos Xetá (Bosque do Índio). 2016b.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Ludus Scientiae
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).