TENDA ITINERANTE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTRATÉGIAS LÚDICAS COMO MEDIADORAS DO ENSINO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v4i2.2331

Resumen

As cidades arborizadas conseguem promover mais qualidade de vida, conforto e lazer para os seus habitantes. Logo, percebe-se a importância da manutenção das árvores, em especial as nativas, no ambiente urbano. Diante disso, este trabalho teve como objetivo principal sensibilizar ambientalmente a comunidade de Umuarama – PR, em especial quanto à arborização urbana. Para tanto, atividades lúdicas de educação ambiental foram realizadas em ambiente formal e não formal nesta cidade, utilizando-se uma Tenda Itinerante. Ao final deste estudo, percebeu-se que esta estratégia foi capaz de despertar a participação ativa dos sujeitos, promovendo a reflexão sobre importantes questões ambientais locais. Espera-se que, a partir deste estudo, as pessoas iniciem uma mudança de comportamento em relação à preservação da arborização urbana.

Biografía del autor/a

Adeilson Moizés de Oliveira, Instituto Federal do Paraná - Campus Umuarama

Graduando em Ciencias Biólogicas (Licenciatura) pelo instituto Federal do Paraná Campus Umuarama.

Kethlen Correa de Souza, Instituto Federal do Paraná - Campus Umuarama

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Paraná.

Edson Valeriano Guimarães, Instituto Federal do Paraná Campus Umuarama

Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Paraná.

Patrícia Pereira Gomes, Instituto Federal do Paraná Campus Umuarama

PhD em Ecologia, docente do Instituto Federal do Paraná

Norma Barbado, Instituto Federal do Paraná Campus Umuarama

PhD em Agronomia, Pós-doutoranda pela FCT/Unesp, docente do docente do Instituto Federal do Paraná atuando no curso de Mestrado em Sustentabilidade IFPR/UEM.

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Publicado

2021-01-05

Cómo citar

de Oliveira, A. M., de Souza, K. C., Guimarães, E. V., Gomes, P. P., & Barbado, N. (2021). TENDA ITINERANTE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTRATÉGIAS LÚDICAS COMO MEDIADORAS DO ENSINO. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 4(2). https://doi.org/10.30691/relus.v4i2.2331

Número

Sección

Relatos de Pesquisa ou de Experiências