ALFAQUIM: produção e avaliação de um jogo didático para o ensino de radioatividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v5i1-2.2314

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de atividade lúdica com ênfase  na abordagem da relação entre Ciência-Tecnologia-Sociedade para o tema Radioatividade no Ensino Médio, e identificar suas possíveis contribuições para o ensino  desse conteúdo sob os olhares de professores de Química da Educação Básica.  Para isso, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro intitulado AlfaQuím, a partir de três eixos norteadores: aspectos da natureza e história da ciência, aspectos da relação entre ciência, tecnologia e sociedade e aspectos multidisciplinares. De modo geral, as avaliações dos professores indicam que o jogo pode contribuir para o ensino-aprendizagem de conceitos fundamentais da radioatividade, explorando questões sociais, políticas e históricas, bem como instrumento de avaliação para identificar o entendimento dos estudantes sobre esse tema. Nesse sentido, essa pesquisa tem a importante contribuição de mostrar caminhos ao professor de Química do nível médio para o ensino da radioatividade de forma lúdica, podendo despertar o interesse dos estudantes para esse tema, ajudando-os na construção de visões críticas sobre a radioatividade, suas aplicações e perspectivas na sociedade.

Referências

BARP, E. Contribuições da História da Ciência para o Ensino da Química: Uma proposta para trabalhar o tópico radioatividade. V.8, 2013- pp.50-67.

CAVALCANTI, E. L. D. O lúdico e a avaliação da aprendizagem: possibilidades para o ensino e a aprendizagem de química, 2011, p.171. Tese de doutorado (Doutorado em Química). Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás.

CAVALCANTI, E. L. D.; SOARES, M. H. F. B. O uso do jogo de roles (roleplaying game) como estratégia de discussão e avaliação do conhecimento químico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, n. 1, p. 255-282, 2009.

CAREGNATO, R. C.; MUTTI, R. Pesquisa Qualitativa: Análise de Discurso versus Análise de Conteúdo. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 15, n. 4, 2006.

CLEOPHAS, M. G. P.; LINS, W. C. B.; SOARES, B, H, H,M. Afinal de Contas, É Jogo Educativo, Didático ou Pedagógico no Ensino de Química/Ciências? Colocando os Pingos nos IS. In: Maria das Graças Cleophas; Márlon Herbert Flora Barbosa Soares. (Org.). Didatização Lúdica no Ensino de Química/Ciências: Teorias de Aprendizagem e Outras Interfaces. 1ed. São Paulo: Livraria da Física, 2018, v. 1, p. 33-46.

CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Química nova na escola. Jogos no Ensino de Química, Vol. 34, N° 2, p. 92-98, maio 2012.

DEUS, T. C. SHORT ARG: Um alternate reality game para discussão de conceitos Químicos em uma perspectiva Piagetiana, 2019, 191p. Tese (Doutorado em Química) Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás.

EICHLER, M.L.; JUNGES, F.; DEL PINO, J.C. Cidade do Átomo, um software para o debate escolar sobre energia nuclear. A Física na Escola, vol.7, n.1, p.17-21, 2006.

FAZENDA, Ivani. Práticas interdisciplinares na escola. 1ª ed. São Paulo. Cortez Editora, 1999.

GOMES, V. B; SILVA, R. R. DA; SOUZA, A. K. S. Uma Investigação sobre o uso de um texto de divulgação científica no ensino de radioatividade no nível médio. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC -3 a 6 de julho de 2017.

KOEPSEL, R. CTS no Ensino Médio: Aproximando a escola da sociedade, 2003, p.132. Dissertação de mestrado (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina.

MEDEIROS, M.A.; LOBATO, A.C. Contextualizando a abordagem de radiações no ensino de Química. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.12, n. 03, p.65-84, set-dez. 2010.

MENDES, R, W, H.; SANTOS, O, M.S.; CAVALCANTI, D ,L, E. Construção de Jogos Pelos Estudantes: Uma Possibilidade de Estratégia em Escolas de Brasília-DF. REDEQUIM, v.2. n.2, p.121-127, Set,2016.

PRESTES, M.; CAPELLETTO, E.; SANTOS, K, C, A. concepções dos estudantes sobre radiações. In ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, Anais... XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física 2008, Curitiba/PR.

SILVA, L.C.M., BAPTISTA A, J. Radioatividade como tema em uma perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade com foco em História e Filosofia da Ciência. 2009, P.61. Dissertação de mestrado (Mestrado em Ensino de Ciências). Instituto de Química-UnB.

SOARES, M. H. F. B. Jogos e atividades lúdicas no ensino de química: teoria, métodos e aplicações. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ), UFPR, 21 a 24 de julho de 2008. Curitiba/PR.

SOARES, M. H. F. B.; O Lúdico em Química: Jogos e Atividades Aplicados ao Ensino de Química. 2004, p.219. Tese de Doutorado. (Doutorado em Química). Universidade Federal de São Carlos.

SOARES, M. H. F. B. Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: teoria, métodos e aplicações. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2008. Curitiba,PR. Anais... XIV Encontro Nacional de Ensino de Química Encontro Nacional de Ensino de Química, Curitiba, 2008.

SCHIEBINGER, Londa. O feminismo mudou a ciência? São Paulo: EDUSC, 2001

SOARES, M. H. F. B.; Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: Uma Discussão Teórica Necessária para Novos Avanços. REDEQUIM. v2, n.2. p.5-13, 2016.

SOARES, M. H. F. B.; SILVA, M. V. B.; ALMEIDA, A. M. Distintos Cavalheiros. Goiânia, GO: Kelps, p. 152, 2014.

TEIXEIRA, A. H; CAMARGO, A. S; ALVES, D. P; BRANCO, G. M. R.C; GOMES, V. B. Radioatividade: uma lacuna na formação dos licenciandos do IQ/ UnB. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012, Salvador- BA. Anais... XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, Salvador, 2012.

Downloads

Publicado

31.12.2021

Como Citar

Barbosa Gomes, V., Reis de sousa, J., & Pinheiro Brito, F. (2021). ALFAQUIM: produção e avaliação de um jogo didático para o ensino de radioatividade. evista Eletrônica udus cientiae, 5(1-2). https://doi.org/10.30691/relus.v5i1-2.2314

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa