ALFAQUIM: produção e avaliação de um jogo didático para o ensino de radioatividade
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v5i1-2.2314Resumo
Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de atividade lúdica com ênfase na abordagem da relação entre Ciência-Tecnologia-Sociedade para o tema Radioatividade no Ensino Médio, e identificar suas possíveis contribuições para o ensino desse conteúdo sob os olhares de professores de Química da Educação Básica. Para isso, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro intitulado AlfaQuím, a partir de três eixos norteadores: aspectos da natureza e história da ciência, aspectos da relação entre ciência, tecnologia e sociedade e aspectos multidisciplinares. De modo geral, as avaliações dos professores indicam que o jogo pode contribuir para o ensino-aprendizagem de conceitos fundamentais da radioatividade, explorando questões sociais, políticas e históricas, bem como instrumento de avaliação para identificar o entendimento dos estudantes sobre esse tema. Nesse sentido, essa pesquisa tem a importante contribuição de mostrar caminhos ao professor de Química do nível médio para o ensino da radioatividade de forma lúdica, podendo despertar o interesse dos estudantes para esse tema, ajudando-os na construção de visões críticas sobre a radioatividade, suas aplicações e perspectivas na sociedade.Referências
BARP, E. Contribuições da História da Ciência para o Ensino da Química: Uma proposta para trabalhar o tópico radioatividade. V.8, 2013- pp.50-67.
CAVALCANTI, E. L. D. O lúdico e a avaliação da aprendizagem: possibilidades para o ensino e a aprendizagem de química, 2011, p.171. Tese de doutorado (Doutorado em Química). Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás.
CAVALCANTI, E. L. D.; SOARES, M. H. F. B. O uso do jogo de roles (roleplaying game) como estratégia de discussão e avaliação do conhecimento químico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, n. 1, p. 255-282, 2009.
CAREGNATO, R. C.; MUTTI, R. Pesquisa Qualitativa: Análise de Discurso versus Análise de Conteúdo. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 15, n. 4, 2006.
CLEOPHAS, M. G. P.; LINS, W. C. B.; SOARES, B, H, H,M. Afinal de Contas, É Jogo Educativo, Didático ou Pedagógico no Ensino de Química/Ciências? Colocando os Pingos nos IS. In: Maria das Graças Cleophas; Márlon Herbert Flora Barbosa Soares. (Org.). Didatização Lúdica no Ensino de Química/Ciências: Teorias de Aprendizagem e Outras Interfaces. 1ed. São Paulo: Livraria da Física, 2018, v. 1, p. 33-46.
CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Química nova na escola. Jogos no Ensino de Química, Vol. 34, N° 2, p. 92-98, maio 2012.
DEUS, T. C. SHORT ARG: Um alternate reality game para discussão de conceitos Químicos em uma perspectiva Piagetiana, 2019, 191p. Tese (Doutorado em Química) Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás.
EICHLER, M.L.; JUNGES, F.; DEL PINO, J.C. Cidade do Átomo, um software para o debate escolar sobre energia nuclear. A Física na Escola, vol.7, n.1, p.17-21, 2006.
FAZENDA, Ivani. Práticas interdisciplinares na escola. 1ª ed. São Paulo. Cortez Editora, 1999.
GOMES, V. B; SILVA, R. R. DA; SOUZA, A. K. S. Uma Investigação sobre o uso de um texto de divulgação científica no ensino de radioatividade no nível médio. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC -3 a 6 de julho de 2017.
KOEPSEL, R. CTS no Ensino Médio: Aproximando a escola da sociedade, 2003, p.132. Dissertação de mestrado (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina.
MEDEIROS, M.A.; LOBATO, A.C. Contextualizando a abordagem de radiações no ensino de Química. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.12, n. 03, p.65-84, set-dez. 2010.
MENDES, R, W, H.; SANTOS, O, M.S.; CAVALCANTI, D ,L, E. Construção de Jogos Pelos Estudantes: Uma Possibilidade de Estratégia em Escolas de Brasília-DF. REDEQUIM, v.2. n.2, p.121-127, Set,2016.
PRESTES, M.; CAPELLETTO, E.; SANTOS, K, C, A. concepções dos estudantes sobre radiações. In ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, Anais... XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física 2008, Curitiba/PR.
SILVA, L.C.M., BAPTISTA A, J. Radioatividade como tema em uma perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade com foco em História e Filosofia da Ciência. 2009, P.61. Dissertação de mestrado (Mestrado em Ensino de Ciências). Instituto de Química-UnB.
SOARES, M. H. F. B. Jogos e atividades lúdicas no ensino de química: teoria, métodos e aplicações. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ), UFPR, 21 a 24 de julho de 2008. Curitiba/PR.
SOARES, M. H. F. B.; O Lúdico em Química: Jogos e Atividades Aplicados ao Ensino de Química. 2004, p.219. Tese de Doutorado. (Doutorado em Química). Universidade Federal de São Carlos.
SOARES, M. H. F. B. Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: teoria, métodos e aplicações. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2008. Curitiba,PR. Anais... XIV Encontro Nacional de Ensino de Química Encontro Nacional de Ensino de Química, Curitiba, 2008.
SCHIEBINGER, Londa. O feminismo mudou a ciência? São Paulo: EDUSC, 2001
SOARES, M. H. F. B.; Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: Uma Discussão Teórica Necessária para Novos Avanços. REDEQUIM. v2, n.2. p.5-13, 2016.
SOARES, M. H. F. B.; SILVA, M. V. B.; ALMEIDA, A. M. Distintos Cavalheiros. Goiânia, GO: Kelps, p. 152, 2014.
TEIXEIRA, A. H; CAMARGO, A. S; ALVES, D. P; BRANCO, G. M. R.C; GOMES, V. B. Radioatividade: uma lacuna na formação dos licenciandos do IQ/ UnB. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012, Salvador- BA. Anais... XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, Salvador, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Ludus Scientiae
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).